Praças e entradas da cidade recebem decoração natalina

De acordo com os três “cabeças” envolvidos no projeto, o maior foco da decoração foi a Praça da Matriz.

19/12/2020

Em menos de duas semanas de trabalho, foi concluída ontem à noite, sexta-feira, 18, a montagem da decoração natalina de Iguatu. Este ano por conta dos dois incêndios provocados no galpão da antiga estação ferroviária que servia de almoxarifado, quando o fogo destruiu cerca de 70% do material de decoração que ficava guardado no local, não foi possível decorar mais locais e nem montar grandes estruturas entre essas Casas Temáticas que eram montadas no prédio da estação. Por conta da pandemia do novo coronavírus, eventos abertos ao público com programação diária também não irão acontecer.

“Devido às grandes perdas com o incêndio criminoso que ainda está sob investigação, no prédio da antiga estação e com a mudança da data das eleições deste ano, e o momento difícil dessa pandemia que assola o mundo, tivemos o grande desafio de em curto prazo tornar possível um Natal com um pouco de alegria através das cores e das luzes. Desafio com tão poucos recursos, e reutilizar o que foi salvo do fogo. Ser criativo, determinado e unido foi assim que nossa equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, tendo à frente o nosso secretário Bêu Paulino, Carlos Lobo, Linivon do Carmo e eu, com auxílio de colaboradores da Secretaria de Assistência Social e também uma equipe contratada, algo em torno de 25 pessoas envolvidas conseguimos produzir e recuperar todo material que utilizamos na decoração deste ano”, destacou Bibi Lima, decorador da Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu.

Travessia

De acordo com os três “cabeças” envolvidos no projeto, o maior foco da decoração foi a Praça da Matriz. “O coração da nossa cidade recebeu uma linda decoração de cores e luzes, com uma árvore feita de material que recuperamos do fogo, assim como as duas imagens do presépio que escapou das chamas. Na Matriz criamos dois portais nas entradas da ponte da fonte, com uma passarela em corredor de luzes, com símbolo de travessia sobre a ponte, como nos liga a outro lugar, de onde saímos de um ano atribulado e ao atravessar buscamos o novo, um novo ano do outro lado da travessia, cheio de esperança, paz e muita saúde para todas as nações”, ressaltou Carlos Lobo.

As árvores centenárias da praça também ganharam artigos natalinos em cores vibrantes dando um toque de magia e brilho. Outras praças (das Crianças, Praça da CDL, Henrique de Souza Bandeira, Eleazar de Carvalho) também receberam decorações natalinas, além das duas entradas da cidade, nos jardins dos letreiros sentido Acopiara (CE 060) e Jucás (CE 375). “Esse trabalho não teve projeto específico devido ao curto tempo, mas houve a junção de ideias em conjunto e comum acordo que resultou nesse trabalho. A casa temática esse ano não foi possível para evitar aglomeração, bem como nosso espetáculo natalino”, lamentou Linivon do Carmo.

“O destaque também da decoração fica para o Menino Jesus na manjedoura na Praça da Matriz, ele que é o centro de toda a nossa atenção, centro de orações de pedirmos por um ano novo de saúde, que tudo isso passe e que voltarmos a nos abraçar e confraternizarmos em família e amigos. Vale ressaltar o apoio do prefeito Ednaldo Lavor e do secretário Bêu Paulino, que nos deram total liberdade para criarmos o Natal deste ano, com o tema: Iguatu Natal de todos”, concluiu Bibi Lima.

O brilho e as cores da decoração natalina têm chamado atenção de visitantes e moradores. “Passei mais cedo pela praça. Achei muito bonito aquela decoração. Por conta da pandemia, eu não vou levar minhas filhas no final de semana. Mas vamos no decorrer da semana, quando não tiver muita gente para fazer umas fotos. Gosto muito desse clima de Natal. Quando chega dezembro, gosto de ornamentar minha casa”, ressaltou a costureira Keuly Holanda.

 

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *