Escolas organizam festas para alunos e professores matarem a saudade durante pandemia

E diante do novo normal, como vem sendo chamado, os resultados têm sido considerados positivos e de grandes expectativas para 2021.

19/12/2020

Foi um ano bem diferente, diante de todo esse cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, quando as aulas presenciais tiveram que ser suspensas desde a segunda quinzena de março. Férias escolares foram antecipadas, a lousa foi substituída por telas de computador e celular e cada um em sua casa. Assim foi o ano letivo encerrado agora em dezembro. E diante do novo normal, como vem sendo chamado, os resultados têm sido considerados positivos e de grandes expectativas para 2021.

Nesse tempo foi possível acompanhar a iniciativa de escolas que organizaram momentos de encontros virtuais e presenciais mesmo que de longe para que alunos e professores pudessem matar um pouco da saudade nessa pandemia, nos chamados drive thru. “Foi uma experiência impressionante. Eu nunca sabia que numa pandemia a gente ia ter que passar por tudo isso. Mesmo estando separados, eu sou grato por tudo que meus pais e minhas professoras fizeram por mim. Espero que com a graça de Deus essa pandemia passe logo”, respondeu confiante o estudante Bernardo Maltas, 7.

Não só alunos mas professores também ressaltam conquistas neste ano cheio de aprendizado. “Esse ano foi diferente. E a festa tão sonhada, tão esperada dos Doutores do ABC, teve que ser diferente. Mas a gente não podia deixar de comemorar, porque as crianças mesmo diante de todas as dificuldades elas superaram as expectativas e se tornaram de fato leitoras. Aprenderam a ler e a escrever. E nesse momento, no 1º ano do Ensino Fundamental, é o ápice, e um dos principais objetivos dessa série é despertar para a leitura e a escrita. Mesmo sendo de maneira distante, virtual, elas conseguiram desenvolver essas habilidades, por isso nós não deixamos passar em branco e a escola pensou nesse momento on-line que foi muito lindo e não deixou a desejar”, comemorou a professora do Ensino Fundamental, Ryanne Alexandre.

“O ano de 2020 foi um ano de grandes adaptações, dificuldades e aprendizagens para escola, famílias e alunos. Especialmente para crianças de primeiro ano, que é o ano em que se consolida a aprendizagem da leitura. A gente percebe isso com a criança do primeiro ano, quando ele descobre a leitura, que sai do espaço físico para o mundo da imaginação. Esse é o momento único da vida de cada criança. Nós sabemos que outras conquistas virão. Eles terão muito sucesso na vida acadêmica e na vida profissional. Mas é o primeiro diploma. Mesmo em um tempo diferente, a gente não poderia deixar de comemorar adaptando e respeitando todas as regras sanitárias de isolamento físico. As famílias se mostraram muito presentes. Isso fez toda a diferença”, complementou a professora e coordenadora educacional Valéria Henrique.

As escolas tiveram que se adaptar, organizar horários de gravações de aulas, professores aprenderam a lidar com aplicativos –

Aulas remotas

Cada família criou uma maneira de o aluno acompanhar as aulas remotas. “Nós buscamos seguir aquela rotina de como se ele realmente estivesse indo para a escola. Separamos um espaço em casa com computador onde meu filho pudesse acompanhar as aulas, seguindo a carga horária de estudos. Não foi fácil, principalmente para a gente que não tem essa didática de ser assistente direta das professoras em casa. Eu pude perceber o tamanho da responsabilidade nossa enquanto pais e o trabalho desses professores que é ensinar. Mas foi um ano de adaptações. Deu certo. Meu filho aprendeu a ler e escrever. Agora é reforçar cada vez mais os estudos”, pontou Sueli Costa, mãe de aluno.

“Um ano totalmente atípico, com muita dificuldade, mas também um ano de muito aprendizado no qual prevaleceu escola-família, cujo vínculo familiar ficou cada vez mais forte. A gente também enfrentou as dificuldades das aulas on-line, mas conseguimos que as crianças tivessem atenção em aulas não presenciais, onde não existia a presença das professoras, dos coleguinhas. Mas apesar de todas dificuldades conseguimos vencê-lo. A escola se dedicou muito, as professoras foram excepcionais. Dentro das nossas limitações, conseguimos fazer a festinha do ABC. Foi lindo porque conseguimos ver o crescimento dessas crianças e o fortalecimento dessa união família-escola, que foi fundamental para que eles terminassem o ano letivo com sucesso”, ressaltou Leila Guedes, mãe da aluna Rebeca Guedes, 7.

Expectativa

As escolas tiveram que se adaptar, organizar horários de gravações de aulas, professores aprenderam a lidar com aplicativos de edição de áudio e vídeo, a criar aulas mais atrativas e interativas com o objetivo de prender mais tempo os alunos. “A gente como escola teve que se reinventar e muito. Sempre se aprende nas maiores dificuldades, e a escola teve que aprender. Nós fomos aprendendo aos poucos com apoio da família dos nossos alunos, e todos que fazem nossa escola. A gente foi melhorando aos poucos, acolhendo as críticas e tentando inventar. Com isso a gente propôs e estamos propondo ainda novas dinâmicas pedagógicas. Ficamos satisfeitos quando pessoas dizem que estamos fazendo aulas on-line de forma que temos condições de propor propostas pedagógicas que estão dando resultados positivos. Nós podemos inventar, mas não podemos perder a principal mensagem da escola que é o ensino, aprendizado, educação, mesmo a distância. Vamos ter esse continuísmo, vamos ter ao longo daqui para frente aulas on-line. A base de tudo é a educação. A educação se reinventa. Nós temos essa capacidade de se reinventar, senão nós estacionaríamos no tempo, no espaço. A escola tem que mostrar novas oportunidades. Sofremos como escola, os professores também tiveram que aprender. Não foi 100%, porque ninguém aprendeu 100%, porque era novidade para todo mundo. Mas o que a escola pôde fazer, estamos satisfeitos. Próximo ano é nova expectativa. Vamos retornar aos poucos”, projeta o professor Elder Costa, diretor de escola da rede particular de ensino.

Cada família criou uma maneira do aluno acompanhar as aulas remotas

Outra história

Durante o encerramento do ano letivo, foi registrado pelas famílias e postado em redes sociais o quanto tudo mudou. Alunos interagindo através de aplicativos com professores, diretores e coordenadores. Fazendo juramento durante conclusão do 1º ano de Ensino Fundamental, os chamados “Doutores do ABC”, o que para muito diminuiu um pouco dessa saudade esses reencontros especiais adotando as recomendações de segurança sanitária para evitar a transmissão do novo coronavírus. “Muito linda a dedicação de todos nesse tempo difícil, mas o momento é esse que estamos vivendo. Devemos ser gratos a Deus por estamos com saúde e vivos, quando infelizmente muitos perderam sua vida para essa doença horrível. A partir do próximo ano, começa outra história”, destacou a diretora escolar Sulene Ibiapina.

 

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