Filho de mecânico e servidora pública, o acadêmico iguatuense do último semestre do curso de Física da UECE-FECLI, Antônio Patrício de Oliveira Ramos, 24, mal sabia que ao ativar a busca de seu celular para assuntos relacionados a sua disciplina acadêmica, ele seria direcionado a uma das seleções mais concorridas da IBM (International Business Machines Corporation), empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática.
Patrício se inscreveu de forma despretensiosa no curso de Computação Quântica, oferecido pela IBM Quantum, com a parceria da University of California AG. “Recebi a notícia no celular sobre a abertura de um curso de Introdução IBM. A princípio só achei interessante e nem cogitei que teria capacidade de participar, mas analisando o processo de seleção, pensei: por que não tentar? Felizmente uma semana depois recebo um e-mail informando que eu tinha sido aceito para fazer o curso”, contou.
Patrício sempre estudou em escola pública e não se considerava um aluno de dedicação extrema, afirmando até que conciliava seus compromissos curriculares com as atividades esportivas. “Mesmo em escolas públicas, uma boa educação me proporcionou seguir um caminho diferente que, por exemplo, meus pais foram obrigados a seguir. A educação mudou a minha vida e o caminho que irei trilhar. Espero que o mesmo aconteça com outras pessoas”, destacou.
Inglês
Para o processo seletivo era requerida uma redação em inglês e dados da situação acadêmica. O seu conhecimento da língua estrangeira despertado desde criança foi fundamental para seu ingresso e também no decorrer das aulas. “Desde a adolescência sempre tive vontade de aprender inglês, mas nunca tive recursos. Com a graduação em andamento e a necessidade de ler artigos e livros em inglês se tornando cada vez maior, tive que me ‘virar’ e aprender por conta própria mesmo, utilizando técnicas e aplicativos que muitas pessoas utilizam como o Anki”, lembrou.
O curso já acontece no método remoto desde outubro e seguirá até maio. “Já estamos completando dois meses de curso e até o momento estou gostando muito. Os professores são excelentes e procuram ser o mais didático possível. Além disso, somos constantemente avaliados. Já realizei 8 provas. O que me motiva a estar sempre estudando para manter boas notas.
Objetivos e futuro
O objetivo do curso é de expor os alunos a esse campo emergente da Computação Quântica, a IBM proporciona conhecimentos para desenvolver habilidades de programação do mundo real para computadores quânticos. Os alunos aprenderão sobre os conceitos básicos da computação quântica, incluindo superposição, emaranhamento, codificação superdensa e teletransporte quântico. Ainda é cedo para dimensionar o seu futuro após o curso segundo o aluno, mas ele espera que o conhecimento adquirido o ajude a ingressar em um mestrado. “Quero explorar ainda mais esse assunto”, assegurou.
Patrício define a educação em sua vida como como libertadora. “Em um mundo no qual o negacionismo científico está cada vez mais evidente, e até o presidente da República seguindo esse caminho, vejo que seguir o caminho contrário dos que deveriam ser exemplo, estar valendo muito a pena”, concluiu.
0 comentários