É comum circular por cidades e ver terrenos não construídos, ou prédios e galpões vagos, que certamente poderiam ser melhor utilizados. Esse é o trabalho do desenvolvimento imobiliário, uma área totalmente voltada a gerar novos negócios, que busca aproveitar todo o potencial de imóveis subutilizados por meio de análises de viabilidade. Na cidade de Iguatu, a RE/MAX Vision tem sido, nesse processo, um vetor de impulso colaborativo na ampliação econômica no município.
Através da empresa de assessoria no mercado imobiliário, muitas marcas passaram a se instalar na cidade de Iguatu. Algumas das mais conhecidas: HC Pneus, Freitas Varejo, Geluk (distribuidora de bebidas como a Devassa), Unip e Uniasselvi, tiveram o trabalho de consultoria prestadas pela RE/MAX. “Não nos limitamos apenas a vender ou alugar. Inclusive, só para citar dois exemplos, promovemos consultoria para a Faculdade de Medicina e para as Casas Bahia, mesmo sem efetivar a transação imobiliária. Ambas, mesmo assim, abrirão suas portas durante o ano de 2021 em Iguatu”, afirmou Efraim Cavalcante, corretor de imóveis, diretor-presidente da RE/MAX Vision Iguatu.
Há quase seis anos em operação no mesmo endereço na cidade, a RE/MAX é uma multinacional, nascida há 48 anos nos Estados Unidos, hoje está presente em mais de 100 países. É uma empresa que domina o mercado de grandes potências no USA, Canadá, Portugal, Itália e em países em desenvolvimento como Argentina e Venezuela, por exemplo. “Usamos as mesmas técnicas e práticas operacionais em Iguatu, como atendimento diferenciado e exclusivo aos proprietários dos imóveis em contrato conosco, através de pesquisa de mercado e um marketing mais eficiente. Por meio da regional e da matriz em São Paulo, temos treinamentos constantes, de modo presencial ou on-line através da Universidade RE/MAX, à qual todo corretor associado tem acesso 24 horas por dia a mais de mil palestras e cursos”, afirmou Efraim.
Além de apresentar para o proprietário as melhores oportunidades, profissionais especializados podem auxiliá-lo a encontrar e filtrar os compradores mais qualificados, na consultoria de desenvolvimento imobiliário são realizadas reuniões com os tomadores de decisão dos grupos de potenciais interessados, de modo que as ofertas de compra possam ser cuidadosamente avaliadas.
Pandemia
O período de pandemia atípico afetou indiretamente o setor, porém o corretor se mostra confiante para 2021. “Falando em nossa atividade, o segmento da construção civil foi impactado, os insumos subiram muito, o que tem prejudicado o crescimento como vinha acontecendo continuamente nos últimos anos em nossa região. Infelizmente 2020 terá uma curva decrescente no setor. Já o segmento imobiliário não sentiu tanto, os aluguéis residenciais e os loteamentos até tiveram um crescimento. Vamos aguardar que as vacinas deem certo e a economia possa voltar a crescer de forma homogênea”, acredita.
Parceria Público Privado
O seguimento por meio da RE/MAX mostra-se alinhado com o poder público municipal. Conforme o corretor essa parceria é fundamental na celeridade de novos contatos, que ampliam o leque de oportunidades. “Sem o apoio da Prefeitura Municipal nada disso seria possível, os trâmites de IPTU, ISS, Alvarás diversos, Licenças Ambientais, ITBI passam todos por lá, e basta um desses travar para que o processo pare. Nossa empresa abriu em 2015, mas só a partir de 2017, já no início da gestão do atual prefeito, é que temos sido ouvidos e atendidos. Dentre as diversas parcerias, a mais emblemática foi o Residencial Dom Mauro, no Gadelha, uma obra que injetou mais de R$70 milhões na economia local, através do projeto “Minha casa minha vida”. Com a prefeitura, nós buscamos uma construtora habilitada e com expertise, selecionamos uma área dentro do perfil exigido pela Caixa e a Prefeitura deu todo apoio, dando celeridade na aprovação dos projetos e dando isenção fiscal para o empreendimento acontecer. O resultado foi que este projeto, construído a três mãos foi contemplado no Ministério das Cidades e o sonho da casa própria virou realidade para 900 famílias iguatuenses”, disse.
O diretor da RE/MAX-Iguatu vislumbra a vinda de mais empresas para o município, gerando consequentemente mais empregos e renda para a cidade, caso as relações com o setor empresarial sejam diretamente ligadas. “Primeiro penso que seja escolhido um secretário para pasta de desenvolvimento urbano, ou relações institucionais, com experiência no comércio, que defenda esta bandeira, e tenha um diálogo fácil e construtivo com a sociedade, principalmente com as entidades mais fortes do setor econômico local (CDL, Sindlojas, Associação Comercial e Associação dos Construtores). Acredito que o mais importante já está em andamento, o recurso para investimento na infraestrutura como saneamento, pontes, mobilidade urbana, possibilitará uma cidade mais preparada para vinda de grandes empresas e quem sabe indústrias”, afirmou Efraim.
Serviço
RE/MAX Vision (Iguatu/CE)
Rua Eduardo Lavor 355, Centro
Telefone: 88-3581.4862
0 comentários