O desafio de se combater o alto índice de depressão e ansiedade no Brasil

02/01/2021

Wesley Coelho Siebra (Pré-universitário)

Depressão e ansiedade são conhecidas como as doenças do século, por isso é imprescindível falar sobre um assunto tão sério, que vem tomando uma proporção enorme de casos dentro da sociedade. Essas doenças são causadas por diversos fatores, e podem acarretar várias sequelas.

Situações de estresse, solidão, consumo de álcool e drogas, doenças crônicas, dar à luz, traumas e genética, são alguns fatores que podem levar à depressão e à ansiedade. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois, uma condição pode gerar a outra, assim, a probabilidade de ter as duas doenças ao mesmo tempo é bastante elevada.

A atriz Angelina Jolie, sempre foi sincera em relação a sua luta contra a depressão e ansiedade, em um dos momentos mais obscuros da sua vida, a atriz chegou a contratar um assassino profissional para matá-la, mas a pessoa contratada ofereceu um mês para ela pensar melhor. Nesse período, Angelina Jolie melhorou e desistiu da ideia. Pensamentos suicidas ou até mesmo o suicídio são os dois fatores mais preocupantes em relação a essas doenças.

A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8% segundo a OMS. Os dados provam que a sociedade precisa reforçar a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto, e também como evitar o seu acontecimento.

Atentar aos sinais da depressão e ansiedade é fundamental para ajudar alguém que está passando por essa situação. Humor triste, sentimento de culpa, diminuição da energia, inquietação, perda de interesse e prazer pela vida, são alguns dos sinais a que se deve prestar atenção. O apoio familiar é fundamental e de extrema importância em casos como esse, nunca se deve tratar doenças tão sérias como frescura!

O acompanhamento ao psicólogo e psiquiatra é necessário, uma vez que esses profissionais são pioneiros na luta contra essas doenças. A ajuda do governo para a visibilidade através de propagandas, mídias sociais, e campanhas se faz necessário, e a autoajuda é essencial para auxiliar a livrar-se das doenças.

A depressão e a ansiedade não são frescura ou coisa de gente fraca, e sim de quem já foi forte até demais.

* Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

ENTRE OS MORTOS E OS VIVOS
ENTRE OS MORTOS E OS VIVOS

Paulo Cesar Barreto (Arquiteto e Urbanista) Houve época em que a população de Iguatu enfrentou um sério e constrangedor problema de ordem sanitária e de comiseração humana. É que já se ensaiava na porta do cemitério uma fila de pessoas com seus entes queridos em...

Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *