O espaço recebeu a denominação de Lar Diocesano Tabor da Graça. O Santuário Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schöenstatt foi erguido em um serrote, distante cerca de 1km do centro de Cariús. Inaugurado em 18 de novembro de 2018, o local passou a ser espaço de peregrinação. E no último domingo, 27 de dezembro, foi elevado a Santuário Diocesano, durante celebração especial de posse do primeiro reitor, padre Iranildo Melo dos Reis, fundador do santuário.
O local é dedicado ao movimento Mariano. A ideia de erguer o santuário partiu do próprio padre Iranildo, na época pároco de Cariús. “Estamos vivendo essa nova página, não só em Cariús, mas de toda diocese e até mesmo do estado, porque como santuário diocesano ligado ao movimento Mãe Rainha, é o único no Ceará, temos um outro paroquial ligado também ao movimento de Schöenstatt, em Mauriti. Então esse passa a ser o primeiro Santuário do movimento ligado a uma diocese”, apontou o reitor.
Com a posse de padre Iranildo, a paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Cariús passou a ter um novo pároco. “Padre Fernando Cavalcante do Nascimento assumiu a paróquia e eu estou aqui agora direto para dar mais assistência aos peregrinos que aqui vierem”, declarou o padre Iranildo.
Suor do povo
O santuário vem sendo erguido por etapas. Na primeira já foram construídas além da capela, recepção, banheiros, restaurante, uma loja de artigos religiosos e artesanato, auditório, espaço de evento, um pronto-socorro e uma casa que servirá de moradia permanente para o reitor. As missas são celebradas na tenda que, com capacidade para mais de 400 pessoas, recebeu nome de Monte Sinai, além de outros espaços que devem ser construídos nas próximas fases, mas isso depende de recursos financeiros que chegam através de doações dos próprios fieis. “Aqui não teve projeto do exterior. Aqui tem o suor do povo. A expressão viva de um povo de fé, que ajuda e contribui. Tudo aqui é construído pelas pessoas que contribuem de forma voluntária”, ressaltou o padre, agradecendo as doações e apoio que vem recebendo que são fundamentais para dar continuidade a obra.
O projeto do santuário é bem grande e está em expansão. “Nossa Senhora vai construindo o que é a vontade dela e não minha vontade. A gente pensa, projeta e ela aponta o que devemos fazer e assim com as doações vamos erguendo cada espaço desses”.
Local de paz
A solenidade de instalação e posse aconteceu no domingo, 27 de dezembro, em missa presidida pelo bispo dom Edson de Castro Homem e concelebrada por outros padres convidados e da Diocese de Iguatu. Durante esse período de pandemia, o acesso ao local é controlado para evitar aglomerações. As pessoas são orientadas a manter distanciamento nos bancos, o uso de máscara é obrigatório, no local tem disponível álcool em gel. O local vem se destacando como ponto de peregrinação principalmente aos domingos quando acontece missa. “A construção desse santuário foi uma grande bênção para nós. Está muito lindo. É um local de paz. Sempre que posso venho aqui participar das missas. É uma bênção. A gente sente uma paz tão grande. É um local santo”, declarou a dona de casa Márcia Rodrigues.
O movimento católico dedicado à Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável Schoenstatt é crescente no mundo inteiro. Cariús tem como padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, cujo novenário acontece em setembro.
0 comentários