NOTA DE APOIO

MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA DE IGUATU

16/01/2021

A Diretoria do Instituto Dom José Mauro Ramalho questiona contra a transformação da Secretaria de Cultura para uma Secretaria Executiva de Cultura na Educação. Ao deslocar a Pasta de Cultura para Educação, verifica-se indubitavelmente um grande prejuízo e, consequentemente, o enfraquecimento das políticas públicas de cultura e da produção artística e cultural da cidade de Iguatu.

A cultura é um organismo vivo, dinâmico e de repercussão direta na vida das pessoas. Sua vivacidade consiste nas práticas de vida e de experiências de cada indivíduo; o dinamismo está na criatividade, na imaginação das expressões artísticas, corporais e culturais; a repercussão veicula-se ao protagonismo dos artistas, que com suas ações transformam a vida de tantas pessoas, sobretudo de crianças e jovens.

A decisão apresentada, que ecoa assustadoramente pelas redes sociais, avenidas, ruas e becos da cidade, nos causa preocupação. O Instituto manifesta em nome dos agentes de cultura e da população, que precisa da cultura como força de vida, de resistência, de esperança, a preocupação com os descasos gerais e faz votos de que não se concretize tal decisão aqui no município de Iguatu, que a cultura dialogue com a educação, mas com autonomia. As duas somando para a construção de uma sociedade de justiça, de paz e de esperança.

Diante disso, o Instituto Dom José Mauro, que traz em uma de suas áreas de atuação a Arte e Cultura, se solidariza com todos os artistas, promotores de eventos culturais e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento cultural da nossa cidade e pede às autoridades, no caso ao Senhor Prefeito Ednaldo Lavor e a Câmara Municipal de Iguatu, para considerar as justas reivindicações dos profissionais da cultura e do povo iguatuense.

Uma vez respeitada, mantida e até ampliada esta importante Pasta, o Instituto se dispõe a manter canais de diálogo e possíveis parcerias no âmbito de ações artístico-culturais, visando sempre a Promoção Humana e a construção da Cultura de Paz.

 

Iguatu-CE, 15 de janeiro de 2021.

Maria do Socorro Pinheiro

Presidente do Instituto Dom José Mauro Ramalho

MAIS Notícias
O Mestre Sala dos Mares
O Mestre Sala dos Mares

  Até 1910, mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, em 1888, a Marinha brasileira ainda castigava seus marinheiros negros fisicamente, com chibatadas. Em determinada ocasião, os marinheiros brasileiros foram à Inglaterra para aprender a tripular novos...

Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *