Instituições de Iguatu recebem recomendação MP para combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

As instituições devem, no prazo de 10 dias, apresentar resposta às ações.

16/01/2021

A terceira promotoria lançou a recomendação as instituições da cidade –

Para prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, expediu cinco recomendações a equipamentos que desenvolvem a política de proteção ao público. A recomendação foi expedida no dia 07 deste mês e divulgada pela assessoria ministerial nessa última semana.

O poder público municipal de Iguatu, através da Secretaria de Educação, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-16), o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e colégios particulares receberam o documento.

A promotoria pede a adoção das medidas administrativas necessárias à implantação das comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, previstas na Lei Estadual nº 17.253/2020. As instituições devem, no prazo de 10 dias, apresentar resposta às ações.

A recomendação pede que o tema de prevenção à violência sexual contra criança e adolescente seja incluído no calendário escolar permanente. Em casos em que estrutura escolar já conte com comissão, deve ser apresentada comprovação de resultados. “Esperamos que haja também a ampla divulgação e distribuição de materiais impressos e digitais sobre o assunto. Poderemos promover uma discussão através dos órgãos de atuação social do município”, afirmou a promotora Helga Barreto Tavares.

A orientação da promotoria é para que ocorra o trabalho preventivo sobre o tema, por meio de palestras, encontros e grupos de discussão junto à comunidade escolar e à sociedade civil através das políticas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iguatu e do Conselho Tutelar de Iguatu e o acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu das execuções das ações relacionadas à prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas por agentes públicos do município de Iguatu. “O Conselho deve analisar e avaliar criticamente os resultados e os métodos empregados pelos agentes públicos, com sugestões para eficiência das políticas”, disse a promotora.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do MP

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *