O ano letivo começa a partir do próximo mês para rede pública de ensino, tanto estadual quanto municipal. Já muitas escolas da rede particular iniciam as atividades no final deste mês em Iguatu. As unidades de ensino estão sendo preparadas para a volta dos estudantes. Mesmo na incerteza por conta da pandemia do novo coronavírus, pais e responsáveis estão garantindo a matrícula dos estudantes. Mas nenhuma escola poderá ter completo a presença total de alunos. De acordo com Decreto do Governo do Estado, o ensino fundamental e o médio podem voltar, mas com apenas 35% da capacidade de cada turma.
A manicure Jucinete Ferreira, no início desta semana, foi até a escola onde o filho dela estuda, no bairro Cohab, para fazer a matrícula. Mãe de três filhos em idade escolar, segundo ela, eles continuaram assistindo a aulas em casa. “Foi difícil eles acompanharem as aulas, principalmente o menor, mas estou fazendo a matrícula dos três, cada um estuda em uma escola diferente, mas só irão para sala de aula quando a gente tiver alguma segurança. A fé é nessa vacina. Tenho medo, porque temos pessoas do grupo de risco em casa. Crianças são mais fortes a esse vírus, mas tenho medo que eles possam ser contaminados e levar a doença pra casa”, declarou, apontando que devido aos cuidados necessários na casa dela ninguém contraiu a doença.
Pensamento não diferente de outros pais. “Vejo como bastante positivo o retorno das aulas dessa forma hibrida, mas é preciso segurança. Meus filhos continuaram em casa, vim fazer a matricula, mas eu tenho medo. Todas as vezes que fui perguntada pela escola sobre o retorno, disse que meus filhos não virão, irão continuar em casa. Depois que a vacina sair e a gente for imunizada, eles voltam com certeza”, disse Kedna Limeira, dona de casa.
Rede particular
Na rede particular as unidades fizeram adaptações necessárias para receber os alunos, totens com álcool em gel, termômetros digitais nas entradas, distanciamento entre as carteiras, além da obrigatoriedade do uso de máscara. “Estamos prontos, aguardando ansiosos a presença dos alunos para retornar nossos serviços com mais entusiasmo. Estamos prontos para receber nossos alunos. Fizemos investimentos necessários. Alunos irão ter aulas presenciais e remotas ao vivo. Aquele aluno que estiver em casa vai acompanhar o que acontece em tempo real na sala de aula ”, ressaltou Sulene Ibiapina, diretora pedagógica.
Com retorno presencial e ensino híbrido, outras escolas particulares estão preparando esse retorno. “Além das aulas presenciais, continuam as aulas remotas para as famílias que optarem. As aulas da educação infantil iniciam dia 26, já fundamental I e II a partir do dia 02 de fevereiro. Encerramos ontem nossa semana pedagógica onde abordamos justamente essa temática: as tendências na educação e as novas metodologias de aprendizagem. Tivemos a presença de Dágila Dayane, enfermeira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Iguatu, que contribui reforçando todos os cuidados que já estamos tomando. Estamos prontos para retornar com prevenção e segurança”, disse Irlândia Oliveira, diretora escolar.
Rede municipal
A rede municipal de ensino em Iguatu conta com 44 escolas, 11.575 alunos matriculados e cerca de 2 mil servidores, isso até ano passado. Na Escola Padre Januário Campos, mais de 600 alunos já foram matriculados neste ano. A escolas está em fase de preparação para retomar as atividades de forma segura para os alunos e professores. De acordo com a direção da unidade de ensino, tudo está sendo providenciado. “Temos tomado todas as medidas necessárias conforme orientam os órgãos de segurança sanitária, temos alguns produtos e esperamos comprar mais sabão líquido, papel toalha, álcool em gel, entre outros produtos e medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação da Covid-19. Faltam instalar alguns lavatórios que vamos colocar nos corredores da escola. Vamos passar pela semana pedagógica e planejamento que também será reforçado todos os cuidados”, afirmou Ana Deja Ferreira, diretora escolar.
De acordo com a Secretaria de Educação de Iguatu, o ano letivo começa dia 1º de fevereiro, mas as aulas a partir do dia 17. “A data prevista para o início do ano letivo é 1° de fevereiro. Iniciaremos com a jornada pedagógica e o planejamento das unidades escolares. No dia 17 iniciarão as aulas no formato remoto. E seguiremos com as etapas de transição do remoto, para o híbrido e o presencial conforme o quadro sanitário do município e estado. As escolas receberão todas as adequações necessárias para atender os protocolos sanitários”, afirmou Pablo Neves, secretário de educação de Iguatu.
0 comentários