Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza a cerimônia de posse da nova composição da Mesa Diretora na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Para o evento solene, a Casa Legislativa definiu as medidas de segurança sanitária em decorrência da pandemia de Covid-19.
Apenas os deputados estaduais terão acesso ao Plenário para o início dos trabalhos, sem a presença de convidados ou assessores. Após a posse, o governador Camilo Santana (PT) fará a leitura da Mensagem Governamental de modo virtual.
Na ocasião, o deputado Evandro Leitão (PDT) assume a presidência da AL-CE, após ser eleito por unanimidade em dezembro do ano passado.
A composição da Mesa Diretora será preenchida por: Fernando Santana (PT) – 1º vice; Danniel Oliveira (MDB) – 2º vice; Antônio Granja (PDT) – 1º secretário; Audic Mota (PSB) – 2º secretário; Erika Amorim (PSD) – 3º secretário; Apóstolo Luiz Henrique (PP) – 4º secretário.
Conselho de Ética limpa a pauta
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará arquivou os três processos por quebra de decoro parlamentar que ainda tramitavam na Casa desde o ano passado. As ações foram abertas contra os deputados estaduais Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo (MDB) e André Fernandes (Republicanos).
O caso dos deputados Leonardo Araújo (MDB) e Osmar Baquit (PDT) envolveu troca de insultos e acusações no plenário, em março de 2020. Já André Fernandes (Republicanos), que já foi punido com 30 dias de suspensão de mandato por acusações falsas contra o colega Nezinho Farias, respondia por uma outra declaração falsa que o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, estaria fraudando atestados de óbitos para inflar os dados de óbitos por Covid-19 no Estado.
Relator dos processos, Guilherme Landim absolveu os colegas justificando arrependimento e mudança de conduta no caso dos deputados de MDB e PDT.
0 comentários