Foi iniciada na tarde desta sexta-feira, 29, a vacinação contra o novo coronavírus em idosos com mais de 75 anos. O imunizante utilizado nesta etapa é o desenvolvido através da parceria entre a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford que chegou ao Estado na noite do último sábado, 23.
A cidade recebeu, na terça-feira, 26, 850 doses da vacina AstraZeneca, que serão exclusivas aos idosos. De acordo com a secretária da Saúde do Município, Ana Laura, não será necessário nenhum cadastro por parte dos idosos. “A vacinação será feita em domicílio, pois temos o cadastro dos moradores atualizado pelos agentes comunitários de saúde com nome e endereço”, disse.
O imunizante está sendo utilizado nesta fase de vacinação de idosos acamados. Maria Zilma, 89 anos, aposentada, moradora do bairro Filadélfia; Francisco Assis, 101 anos, aposentado, morador do bairro Fomento e Maria Alves, 85 anos, aposentada, moradora da Vila Cajazeiras, foram os primeiros a receberem a vacina.
A secretária explicou que a etapa inclui idosos entre 90 a 94 anos, depois os de 85 a 90 anos, em seguida os 80 a 84 anos e assim por diante. “Todos os idosos serão vacinados em casa, conforme o cadastro que já temos disponíveis nos Centros da Saúde, portanto não será preciso agendar em site ou aplicativo”, acrescentou Ana Laura.
Para esta etapa, serão utilizados 32 veículos que atenderão as zonas urbana e rural. A estimativa é de imunizar 4.107 idosos.
Coletiva
Em coletiva de imprensa foi lançado na última quarta-feira, 27, o plano de operacionalização municipal de vacinação contra a covid-19. O momento foi apresentado, após uma semana de ser iniciada a vacinação na cidade. Conforme a Secretaria de Saúde, a logística passa por alterações conforme medidas impostas pelos planos do estado e nacional.
Diante da baixa remessa enviada ao município, a secretaria adianta não ser possível traçar estratégias quanto a datas para início das fases seguintes. Do volume que chegou foi possível vacinar mais 12% dos profissionais de saúde, etapa essa finalizada nesta sexta-feira, 29, e 64% do grupo prioritário formado por idosos da cidade.
Cerca de 1.920 profissionais que estão na linha de frente de combate à pandemia receberam a primeira dose do imunizante.
Ministério Público
O município foi notificado a apresentar junto à promotoria do Ministério Público – MPCE seu plano de vacinação. O órgão requer, ainda, a apresentação de uma estratégia para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina, além da infraestrutura local e dos recursos humanos disponibilizados para a imunização. A ideia é coibir práticas que vem sendo comuns em outros municípios: o de furar fila.
O município deve repassar informações ao MPCE sobre a quantidade de doses recebidas; a logística utilizada para armazenamento e imunização; o controle e fiscalização de todo o processo para evitar que a fila de prioridade seja desrespeitada; e a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Estamos respeitando o que nos é determinado e seguindo as atualizações do plano também imposta. Tudo visando coibir essa prática de eventual caso de pessoas que furam fila. Nosso lavamento dos vacinados assim como a estratégia de vacinação serão apresentados ao órgão fiscalizador”, destacou a secretária.
0 comentários