As sombras das árvores servem de camarim. A maquiagem é feita nos locais onde estão servindo de cenário para as gravações das cenas do filme. A produção utiliza o material que tem, isso reaproveitando figurinos, áudios e objetos e assim estão sendo gravadas as cenas do filme: “Do Princípio ao Reino Sem Fim”, uma produção inteirinha criada por artistas iguatuenses. As gravações iniciaram no final de janeiro e segue pelos próximos dias. O filme depois de editado e pronto será exibido em igrejas e em uma live, na Sexta-feira Santa.
A ideia de criar o filme que conta sobre a história da Paixão de Cristo foi em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “A gente não apresentou ano passado por conta da pandemia. Já estávamos com tudo pronto para apresentação do espetáculo Estação da Paixão de Cristo, que a gente encenava para a população na antiga estação ferroviária, mas por conta da pandemia, isso não aconteceu. Agora estamos gravando em vários locais. Está sendo bem melhor. Isso porque estamos aproveitando cenários naturais para as gravações. Todos estão gostando muito”, apontou Bibi Lima, diretor do filme.
Um dos cenários é a cachoeira iluminada, no Bairro Cocobó. As gravações duram muitas vezes cerca de três a quatro horas. Mesmo sob o sol forte, vestidos com roupas grandes e pesadas, não chegam a incomodar tanto os artistas. “Às vezes é cansativo, mas é prazeroso. O tempo passa tão rápido que a gente nem percebe em cada cena que a gente vai gravar”, ressaltou o decorador Marquinhos Santos, que integra o elenco.
O elenco é formado por pessoas anônimas e artistas amadores e profissionais. E cada um com sua participação mostra que segue com determinação a cada etapa rodada. “Pra mim tá sendo muito proveitoso, eu já participei de várias peças de teatro pela companhia que participo, mas aqui tá sendo muito emocionante. Chego a ficar arrepiada nas cenas”, contou a atriz amadora Drica Vitoriano.
Cuidados e carinho
Em decorrência da pandemia, o elenco foi reduzido de 180 para 50 participantes, envolvendo produtores, figurantes, atores e atrizes. As cenas acontecem em locais abertos, como medidas de segurança sanitária. As gravações são acompanhadas pela vigilância sanitária. “Nós fizemos todas as recomendações necessárias. Além da aferição da temperatura corporal, evitar muito o contato entre as pessoas, além da exigência do álcool em gel e máscara direto, que deve ser retirada somente nas gravações e vem dando certo”, ressaltou o coordenador da Vigilância Sanitária, Samuel Bezerra, afirmando que “A gente vem fazendo tudo com muito carinho. Sabemos que enfrentamos um momento difícil, a falta de recursos financeiro prejudica os trabalhos, mas com criatividade e muita determinação e dedicação de cada um dos artistas e o apoio que estamos recebendo têm ajudado nesse trabalho da gestão, através da Secretaria de Educação e Cultura de Iguatu”.
0 comentários