Os vereadores da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) iniciaram os trabalhos legislativos, na terça-feira (02), de maneira híbrida. A sessão que abriu o primeiro semestre, após o recesso regimental, foi realizada com presença restrita à mesa diretora na sede do parlamento, já os demais parlamentares participaram por meio de videoconferência, medida que será adotada enquanto perdurar a pandemia de Covid-19. A sessão foi marcada pela tomada de posse de dois suplentes de vereadores e a leitura da mensagem do chefe do executivo.
A secretaria da casa leu a mensagem do chefe do executivo destacando os agradecimentos e “a importância do apoio dos parlamentares em importantes projetos e em ações que modificam a qualidade de vida dos munícipes nesses próximos anos do governo, impulsionando o desenvolvimento social e econômico do município”.
O gestor pediu aos vereadores responsabilidade na execução das suas atividades legislativas. “Tenham a certeza que no poder executivo também será sempre pautado em princípios. Nossas prioridades serão sempre a saúde, educação, programas sociais, e o crescimento de emprego e renda, onde buscaremos sempre a valorização do ser humano e sua vida. Para isso, quero contar, sem dúvidas, com o apoio do poder legislativo, com o discernimento e maturidade política dos vereadores que hoje iniciam a legislatura”, disse um trecho da mensagem assinada pelo prefeito Ednaldo Lavor (PSD).
Os vereadores se reúnem pela primeira vez em uma sessão ordinária. Em janeiro, os políticos haviam se reunido em regime extraordinário, após convocação de urgência para votarem o projeto de reforma administrativa.
Suplentes
O retorno dos trabalhos foi marcado também pela posse de dois suplentes. Os vereadores Alisson Barreto (PSD) e Eudisvan Silva (PSD) assumiram os lugares de Marciano do Povo (PSD) e Ronald Bezerra (PSD) que passaram a integrar as titularidades de secretarias no poder executivo municipal. (Saiba mais sobre as definições das secretarias nas páginas 06 e 07 do A Praça).
Os edis voltaram a se reunir na quinta-feira, 04, porém somente requerimentos foram aprovados. Os projetos de decreto legislativo que tramitam na casa foram apenas lidos e seguirão para as salas das comissões. Nos bastidores, apesar das comissões de Orçamento e de Justiça e Redação Final terem sido formadas há uma corrida nos bastidores pela ocupação das que ainda estão por formar. Outro alinhamento feito é pelas definições das lideranças das siglas que dão ao parlamentar a possibilidade de maior tempo de discurso nos expedientes.
Em tempos em que a ausência de pessoas ocorre na sede física da CMI, o espaço físico passa por reformas, adaptações nos gabinetes e bancadas. Mesmo com a pandemia, a Câmara Municipal desde o ano passado vem mantendo as sessões ordinárias, para votação de projetos de lei, decretos e resoluções. Outras medidas foram adotadas de forma preventiva, como uso obrigatório de máscaras dentro da Câmara Municipal, desde maio de 2020, redução no número de funcionários no prédio com adoção do teletrabalho, álcool em gel em todos os setores.
0 comentários