Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro não vai desfilar pela primeira vez desde que foi fundada em 1963

A agremiação carnavalesca é considerada a primeira escola de samba do Brasil de origem rural e mantém ainda essa forte raiz ligada ao campo.

06/02/2021

A pandemia também vai interromper um dos mais tradicionais carnavais do interior cearense. Este ano em Várzea Alegre não terá desfiles de blocos nem das tradicionais escolas de samba. O Carnaval foi cancelado. O prefeito do município, Zé Helder, se reuniu nesta sexta-feira, 05, com o controlador geral e com os secretários Saúde, Cultura e Turismo e também da Educação quando foi tratado justamente sobre o cancelamento do evento este ano.

A pauta da reunião tratou sobre as ações a serem desenvolvidas no período, com intensificação para evitar aglomeração por causa pandemia do novo coronavírus. “Tendo em vista a situação de aumento dos casos de Covid-19 no estado e atendendo os decretos e recomendações emitidas pelas autoridades sanitárias da esfera estadual e municipal, o governo de Várzea Alegre não fará evento de Carnaval e adotará um plano de reforço à garantia do direito à saúde da população”, disse o prefeito Zé Helder, afirmando que no período do Carnaval, serão reforçadas ações de fiscalização e orientação da Vigilância Sanitária direta aos proprietários de bares, restaurantes, clubes e outros locais, além do controle com a realização de blitz nas entradas e saídas da cidade. Entre outras medidas, será solicitado reforço policial para intensificar a fiscalização em todos os pontos do município.

Vazio e silêncio

E sem Carnaval, no barracão da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro – ESURD, a animação dos preparativos que seria comum nesse período foi tomado pelo vazio e o silêncio. Este ano não teve montagem dos carros alegóricos, nem de fantasias. Os instrumentos da bateria estão guardados. “A alegria que traz o Carnaval faz falta pra gente principalmente nesse período que se aproxima a festa. Isso porque aqui tinha gente todos os dias, cada um fazendo uma coisa na expectativa para o desfile. Só que este ano, infelizmente, não vamos desfilar pela primeira vez”, lamentou a tesoureira da agremiação Marta Alves.

Se não fosse a pandemia, a ESURD já estaria praticamente pronta para o dia do desfile que acontece no domingo de Carnaval. Mas a história a ser contada é outra. “Nesses 58 anos de fundação, pela primeira vez a bateria não vai percorrer a estrada de terra até a cidade. E foi assim que surgiu nossa escola. Num domingo de Carnaval, alguns agricultores resolveram sair daqui todos maltrapilhos, fazendo barulho com instrumentos musicais para ir brincar na cidade. Depois surgiu o bloco e a nossa Escola de Samba. Não vamos ter desfile, mas vamos fazer uma live contando nossa história”, disse Vicente Meneses, diretor geral da ESURD.

Se não fosse a pandemia, a ESURD já estaria praticamente pronta para o dia do desfile –

Origens

A agremiação carnavalesca surgiu como uma brincadeira de agricultores em 1963. É considerada a primeira escola de samba do Brasil de origem rural e mantém ainda essa forte raiz ligada ao campo.

O Carnaval de Várzea alegre tem 81 anos de história. Essa será a primeira vez na história que não irá acontecer, cancelado por conta da pandemia. Outras duas vezes o Carnaval deixou de acontecer realizado pela prefeitura, em 2004, quando a cidade ficou sem acesso por causa das fortes chuvas e 2013, em decorrência da crise financeira nacional. “Não vamos ter Carnaval, sem a tradicional festa de rua, mas estamos produzindo conteúdos virtuais sobre a história do nosso Carnaval. Isso vamos contar a história das nossas três escolas de samba: A ESURD, a Mocidade Independente do Sanharol – MIS e a Império Cadenciando. O material que está sendo produzido vai ser divulgado nas redes sociais no dia em que elas desfilam e no horário também. Vai ser um fevereiro bem diferente pra gente, porque Várzea Alegre vive Carnaval”, ressaltou Toinha Pereira, secretária de Cultura de Várzea Alegre.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *