Iguatu tem chuvas acima da média histórica no mês de janeiro

O número foi melhor do que foi observado no mês de janeiro do ano de 2020

06/02/2021

O volume de chuvas em Iguatu no mês de janeiro deste ano ficou acima da média histórica por 0,6% do que é observado historicamente para o mês. O número foi melhor do que foi observado no mês de janeiro do ano de 2020 quando índice ficou em quase 28% negativos, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). No ano passado, houve 92 milímetros de precipitação em Iguatu, enquanto nesse ano o total ficou em 129 milímetros, registrados acumulados em 14 dias.

Já quando o recorte ocorre em nível de estado, o volume de chuvas no Ceará em janeiro deste ano ficou abaixo da média histórica e foi quase três vezes menor que o observado em 2020. No ano passado, houve 142 milímetros de precipitação no estado, enquanto nesse ano o total ficou em 52 milímetros.

As chuvas mais fortes no estado ocorreram no Litoral de Fortaleza, onde o desvio negativo ficou em 20,1%. Na capital, o volume acumulado foi de 117,1 milímetros, apenas 6,2% acima da média. Aquiraz registrou acúmulo de chuva de 104 milímetros e ficou com um desvio um pouco acima da média com 0,2%.

O cenário de chuva se concretizou por 14 dias em Iguatu

Reservatórios

Segundo a COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, o Ceará não possui nenhum reservatório monitorado sangrando. Além disso, 64 açudes estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, maior reservatório cearense, chegou a 10,51% de sua capacidade, melhor marca dos últimos oito anos. O Orós está com 20,18% e o Banabuiú com 11,71%. O açude Carlos Roberto Costa ‘Trussu’ ganhou 2% nesse mês de janeiro, ficando com 19% de sua capacidade.

A previsão da FUNCEME para os três primeiros meses (fevereiro, março e abril) do ano é que o Ceará tem 50% de oportunidade de chuvas abaixo da média histórica 40% de oportunidades para precipitações na média e 10% acima dela.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *