“Sertão Delas” registra cotidiano de mulheres artistas do interior do Ceará

O objetivo da série é registrar, divulgar e incentivar os trabalhos já realizados.

13/02/2021

O lançamento da websérie Sertão Delas está previsto para próxima quarta-feira, 17, pelas plataformas digitais do projeto @sertãodelas (Youtube e Instagram). “Foi um privilégio, porque é um projeto que valoriza o trabalho de todas as artistas envolvidas e nos motiva. Uma experiência única e enriquecedora”, comemorou, ansiosa para assistir a si mesma, a produtora cultural e contadora de histórias Carlê Rodrigues, de Iguatu, uma das artistas entrevistadas pelo projeto, que apresentou sobre como é trabalho que desenvolve ser contadora de histórias e produtora Cultural. “No interior, nós artistas somos nossos próprios produtores. Então a gente tem que se virar e aprender a produzir. Aprender como faz um figurino, uma iluminação cênica, vender e divulgar seu próprio trabalho”, acrescentou.

O projeto foi desenvolvido pela fotografa Alexia Duarte e Michelle Maciel, que percorreram cinco cidades do interior do estado atrás de registrar essas histórias, no roteiro: Icó, Iguatu, Acopiara, Caucaia e Canoa Quebrada. “Registramos o cotidiano, a arte, os fazeres e saberes de nove artistas mulheres que atuam em diversas linguagens artísticas e que têm como cenário e moradia o sertão”, apontou Michelle, afirmando que nessas cidades encontraram musicistas, pintoras, artesãs, palhaças, empreendedoras, “mulheres fortes! As mais variadas formas de se fazer arte e de se ter uma vida de desapego e de muita resistência”.

Além da série, será realizada uma exposição virtual com fotos do período de intercâmbio Foto Divulgação

O objetivo da série é registrar, divulgar e incentivar os trabalhos já realizados e, sobretudo, inspirar outras mulheres, mostrando essas experiências de sucesso e os desafios existentes da profissão. A equipe do projeto é composta na maioria por mulheres que também residem no sertão do Ceará. A série é composta por 10 episódios, sendo 8 entrevistas e 2 depoimentos sobre a importância do projeto e making off.

Delas para elas

“O projeto fortalece e fomenta as discussões acerca do ser mulher, artista no interior do estado, bem como cria uma rede colaborativa de mulheres que apoiam mulheres. É um projeto delas para elas”, comentou a geógrafa e artesã Letícia Botter, uma das entrevistadas.

De acordo com o projeto, além da série, será realizada uma exposição virtual com fotos das entrevistadas registradas durante o período de intercâmbio. “Em breve será divulgada a plataforma para o acesso, que também fará parte da programação do Festival Circuito Cultural das Tamarineiras, evento com programação exclusivamente feminina, realizado pelo Coletivo Cultura no Largo, que a gente realiza em Icó”, afirmou a fotógrafa Alexia Duarte.

A ideia também é que websérie seja projetada em prédios históricos de Icó. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei federal n°14.017 de 29 de junho de 2020. O projeto conta com o apoio do grupo LETRAA, da UECE/FECLI, que colabora com a realização da audiodescrição dos episódios, que também terão uma versão em libras.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *