Cia Ortaet abre inscrições para o projeto Olaria Escola Livre de Teatro

Para coroar esse momento, a companhia teve a aprovação do projeto Galpão das Artes PAC/ORTAET

13/02/2021

Em seus vinte e um anos de resistência e história, a Companhia Ortaet de Teatro, naturalmente iguatuense, tornou-se referência no movimento teatral deste município e Região Centro-Sul, feito que foi conseguido com muito esforço, dedicação e amor pelas ações desenvolvidas ao longo desse período, tendo como foco a valorização e desenvolvimento da cultura.

“É um momento histórico não só para o coletivo, mas para o movimento de teatro da nossa cidade e região. São duas décadas de funcionamento em atividades ininterruptas. Não é fácil, principalmente para quem faz arte de interior onde as situações são as mais adversas às manifestações artísticas e culturais. Existir, manter-se atuante, continuar produzindo processos criativos e formativos oferecidos à população iguatuense é um verdadeiro ato de resistência”, afirmou Zé Filho, ator, encenador e integrante da companhia.

A companhia teve a aprovação do projeto Galpão das Artes PAC-ORTAET – Foto Dan Macedo

Cultura plural e democrática

Para coroar esse momento, a companhia teve a aprovação do projeto Galpão das Artes PAC/ORTAET – Espaço de resistência artística na Região Centro-Sul dentro do Edital Forme a Cultura e Arte do Ceará, através da Lei Aldir Blanc. Esse projeto é composto por duas ações: a Olaria Escola Livre de Teatro e o Mostra Ortaet Convida. A Olaria Escola Livre de Teatro é um sonho antigo do coletivo de realizar um processo formativo oferecido de forma gratuita como forma de fortalecer o movimento de teatro na cidade e descobrir novos talentos na arte do teatro. “Não é só formar novos atores, mas incentivar o surgimento de novos coletivos, tornando a cena cultural local mais plural e democrática”, ressaltou Zé Filho.

Já o projeto Ortaet Convida será desenvolvido através de uma mostra de espetáculos com 11 coletivos teatrais das mais diversas regiões do interior cearense que apresentarão seus espetáculos no Galpão PAC/ORTAET. “A ideia é que além das apresentações dos espetáculos, esse momento servirá de intercâmbio entre a Cia Ortaet e esses convidados, possibilitando, assim, a troca de experiências e vivências com os coletivos convidados, com o propósito de fortalecer uma rede de teatro de grupo do interior do estado”, destacou.

“Estamos vivendo um momento ímpar na companhia, apesar de todas as adversidades, falta de incentivos, apoio e ou políticas públicas para o setor cultural, em especial ao teatro, continuamos resistindo e dando o nosso melhor para proporcionar ao público iguatuense fruição e democratização no acesso aos bens culturais, em particular o teatro”, concluiu Zé Filho.

As inscrições acontecem até dia 23 de fevereiro e podem ser feitas pelo acesso: https://forms.gle/R6Pi8gKeZRJNws7C7

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *