Faleceu na quarta-feira, 10, o ex-comerciante iguatuense Francisco Zuilton de Mendonça Maia. Zuilton tinha 80 anos e foi vítima da Covid-19. Ele era filho de Meton de Alencar Maia e Zuíla de Mendonça Maia, ambos também falecidos. Era irmão de Maria Amália, esposa do jornalista e pesquisador, Wilson Holanda Lima Verde. Os outros irmãos eram, Volilma, Maria do Socorro, Ana Maria e Otavio.
Muitos amigos expressaram sentimentos de tristeza pela morte do ex-comerciante e se solidarizaram com a família. O arquiteto Wilson Maia, sobrinho de Zuilton, lamentou a perda e agradeceu em nome da família pelos votos de pesar. “Somos gratos a todos por tão expressiva solidariedade. Tio Zuilton foi uma pessoa amiga, sincera, amável e adorável; sua partida do nosso meio deixa enorme espaço em nossos corações. Que ele descanse em paz, agora”, lamentou.
A morte de Zuilton repercutiu nas redes sociais, e no meio da sociedade do comércio de Iguatu onde militou em sua vida inteira de trabalho e dedicação. Nesta sexta-feira, 12, a família recebeu ofício da Câmara Municipal de Iguatu informando sobre requerimento apresentado pelo vereador Marconi Filho, aprovado por unanimidade, solicitando da presidência da casa enviar mensagem com votos de condolências à família. No ofício o poder legislativo iguatuense reconheceu o ex-comerciante como cidadão íntegro de conduta ilibada, que deixa enorme lacuna no meio da família e dos amigos que compartilham do seu convívio. “Lamentamos essa perda irreparável e levamos ao conhecimento dos familiares que a Câmara Municipal de Iguatu fez um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao senhor Zuilton Maia, por ocasião da sessão ordinária realizada em 11 de fevereiro”, diz o teor do ofício de nº 0072/2021 encaminhado à família.
De acordo com informações de familiares, Francisco Zuilton faleceu no Hospital da Gastroclínica, em Fortaleza. Ele havia sido internado no domingo, 07, para tratar uma deficiência respiratória (pneumonia viral) e acabou sendo diagnosticado com a Covid-19. Por fazer parte do grupo de risco, sendo idoso, ele recebeu tratamento no próprio hospital, mas a doença foi mais forte que ele.
Legado
Zuilton deixa a esposa Leuda Maria Sales Maia, com quem teve seis filhos: Jane, Zulena, Leila, Silvia Helena, Zuleuda e Zuilton Filho.
Quando trabalhou em Iguatu como comerciante, Zuilton foi um dos grandes colaboradores para o fortalecimento do comércio varejista. Foi sócio militante da Associação Comercial Industrial e Agrícola, sendo também um grande defensor do associativismo.
Wilson Holanda Lima Verde, cunhado de Zuilton, lamentou a morte do amigo. “É com tristeza e pesar que nos despedimos de um amigo cordial e generoso, que agora ele descanse em paz”, ressaltou.
0 comentários