União contra a Covid-19
Com o pós-Carnaval, o fim de semana chegará em meio às novas regras do Decreto Estadual com o toque de recolher que vai até o dia 28. Ruas ficam vazias na primeira noite de toque de recolher no Ceará. A medida vale para todo o Estado e restringe a movimentação em espaço público, no comércio, restaurantes e igrejas também. São medidas necessárias com ações que visam evitar aglomerações através de orientações e convencimento junto ao público. Durante reunião com prefeitos, o governador Camilo Santana pede união para que as medidas sejam cumpridas. A medida vale até o próximo dia 28, com o objetivo de barrar o crescimento de Covid-19 no estado. Neste cenário, o Ceará tem 67 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI.
Fatos & Blogs
Mudança na vacinação
Ministro Pazuello promete a prefeitos 4,7 milhões de doses e libera uso de todo o estoque. Prefeituras não precisarão reservar metade do lote para a 2ª dose. Justificativa é que agora há garantia de produção de novas doses em prazo mais curto, por isso não será preciso reservar metade. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teve uma reunião nesta sexta com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Segundo Pazuello, as doses serão entregues até o início de março. Ele também confirmou que o plano nacional de vacinação será alterado para vacinar professores no mês de março.
Impactos com o Toque de Recolher
Detran suspende o atendimento presencial até o próximo dia 28 de fevereiro. Decreto prevê regras para viagens dentro do Estado. Com o impacto do novo decreto no Ceará, a Abrasel considera que as medidas trarão prejuízos com queda no faturamento para o setor de bares e restaurantes no Estado. Com relação à suspensão das aulas presenciais, exceção para aulas práticas e concludentes do ensino superior e educação infantil até 3 anos.
Nova regra que pode reduzir preço de seguros de automóvel e residencial
O Governo Federal flexibilizou, na quarta-feira (17), as regras para comercialização dos seguros de proteção de patrimônio de pessoas e empresas, incluindo os de vida, automóvel e residencial. Com a mudança, a partir de 1º de março, os consumidores poderão contratar combos de diferentes serviços em uma mesma apólice e adequar as coberturas de acordo com suas necessidades. Expectativa é de que haja redução no valor dos seguros.
Campanha da Fraternidade Ecumênica
Foi lançado na quarta-feira (17), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o conselho nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, que tem por objetivo promover o diálogo “para superar as polarizações e as violências que marcam a comunidade mundial”. A cada Campanha, o aprendizado se fortalece e se mostra continuamente necessário. Assim acontece com cada tema escolhido e assim acontece quando as Campanhas, desde o ano 2000, são feitas em modo ecumênico. Lembrar a importância da Campanha da Fraternidade na história da evangelização do Brasil. Bispo Diocesano Dom Edson Castro anunciou através de rede de rádio a Campanha deste ano e tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
INSS vai realizar mutirão para reduzir fila do auxílio BPC
Com isso, o INSS espera reduzir o tempo médio de concessão do BPC de 98 para 90 dias até junho. Para diminuir a fila do auxílio BPC para pessoas com deficiência, o INSS vai realizar um mutirão de análises. A medida se soma a outras que o instituto previdenciário tem tomado para reduzir a fila de mais de 1,2 milhão de pedidos. As informações são da Folha de São Paulo. Segundo o INSS, o foco do mutirão são as avaliações sociais. Vão ser realizados agendamentos diários, fora do horário normal de trabalho dos assistentes sociais, além de atendimentos aos sábados. Ainda não há data para o início do mutirão.
AL aprova apoio ao setor de eventos e ganhos para servidores da segurança
O projeto de lei Nº 15/21, do Poder Executivo, institui e autoriza o pagamento de auxílio de reforço à renda, destinado a profissionais do setor de eventos que tiveram prejuízo na atividade em razão da pandemia. Também do Poder Executivo, os deputados aprovaram ainda os projetos de lei nº 06/2021, que dispõe sobre a denominação do cargo, a carreira e a estrutura remuneratória do agente penitenciário.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários