A estudante Alana Carolina Lima dos Santos, 22, e os professores Célio Rodrigues Muniz e Leonardo Tavares de Oliveira, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus local da Universidade Estadual do Ceará (UECE), curso de Licenciatura em Física, têm mais um segundo artigo internacional publicado, com o título “Casimir Effect in a Schwarzschild-like Wormhole Spacetime”, na revista International Journal of Modern Physics D.
O artigo está relacionado a um dos temas de grande destaque na Física Teórica atualmente, os chamados buracos de minhoca (do inglês, wormholes), que representam um “túnel” com uma “garganta” que interliga duas regiões distantes do espaço.
Conforme o professor Leonardo Tavares, a publicação comprova que mais uma vez a comunidade acadêmica da FECLI/UECE reforça seu compromisso em fazer pesquisa de qualidade no interior cearense. “Os desafios são vários desde trabalhar com temas de fronteira da Física, formar um grupo independente de pesquisadores na FECLI; integrar os alunos de graduação no processo de produção científica, assim como preparar e incentivar esses alunos para ingressarem na pós-graduação”, ressaltou.
Estudo
O que os autores fizeram essencialmente foi considerar a energia do vácuo quântico, necessária para manter a estabilidade de tais objetos, por sua vez afetada por meio de efeitos centrífugos e da geometria e topologia associadas a eles. Esses efeitos foram estudados através da avaliação quantitativa das modificações ocorridas na chamada energia de Casimir, existente entre duas placas paralelas eletricamente neutras orbitando a garganta de um tipo particular de buraco de minhoca atravessável, em certas condições específicas.
Também foi feita a comparação do resultado obtido com os de outros tipos de buracos de minhoca, bem como com o de um buraco negro estático, encontrados na literatura. Esse trabalho deverá ser apresentado na forma de vídeo-pôster no evento on-line intitulado II Perspectives in Quantum Gravity and Field Theory, a se realizar de 23 a 26/03/2021, organizado pela UFC em parceria com a UECE.
Revista
A revista possui fator de impacto é 2,154 e qualis (B2) na área de Física e Astronomia. “O desenvolvimento de um artigo, dentre outros pontos, requer consistência nos resultados e afirmações que são feitas. Portanto, vivenciar esse processo representa uma grande oportunidade de aprendizado. Principalmente, quando pesquisadores experientes estão dispostos a compartilhar seus conhecimentos, como no caso dos professores Célio Rodrigues Muniz e Leonardo Tavares de Oliveira”, citou Carolina.
0 comentários