Isaac Cândido lança álbum ‘Pra Visitar Aldeias’ com arranjos de Thiago Almeida

O disco que tem 12 faixas vem com letras ricas em poesias, melodias e harmonias, além de uma dose de ousadia do artista de influência concretista.

04/03/2021

Reconhecido pelo público e crítica como um talentoso artista, aspirante ao time de expoentes da Música Popular Brasileira, o cantor e compositor cearense de Orós, Isaac Cândido, anuncia para o mercado fonográfico, mídia e fãs, a chegada do seu 4º CD Pra visitar aldeias. O disco que tem 12 faixas vem com letras ricas em poesias, melodias e harmonias, além de uma dose de ousadia do artista de influência concretista.

Além de reafirmar a parceria com o seu maior colega de composições, Marcus Dias, responsável pela maioria das criações dos três discos anteriores e do atual, “Pra Visitar Aldeias” traz Isaac Cândido abrindo o leque de coautores (as) ao destacar três compositoras: íris Cavalcante em “Ver estrelas” e “Olhos rasos d´água”; Sílvia Varela, autora da letra “Maria e o mar” e Patrícia Poliana em “Noite em mim”.

Músicas densas e instigantes definem o CD que tem a voz forte e marcante da convidada especial, Indiana Nomma. Também conta com as parcerias de Isaac com Rogério Lima, João Mamulengo e Marcus Dias em “Por ser navegante”; Dawlton Moura e César Nascimento com “Além da fronteira”; Henrique Beltrão em “Inexoravelmente” e, no hit “A casa nossa”, já gravado por Raimundo Fagner num dos álbuns lançado por Isaac.

As parcerias de Cândido e Marcus Dias merecem mais uma vez, destaque todo especial, a começar pela faixa-título “Pra Visitar Aldeias”, que já nasce como um clássico brasileiro, da estirpe estradeira, poética, intensa, lírica e inquietante de Milton Nascimento e Lô Borges. “Outra estação” é outra música e letra de Dias, que ganha interpretação de Isaac Cândido e de outro consagrado nome da cena musical cearense, Davi Duarte.
“Tuas mãos” é mais uma composição inédita de Isaac e Marcus Dias que tem como destaque, o violão de influência flamenca de Cainã Cavalcante, assim como, “A loucura”, talvez o ponto mais denso e ousado num disco marcado por essas características. Isaac fecha o seu novo disco com a voz do filho, Iago Cândido, fazendo a introdução de um baião de delicadeza e pulsação chamado de “A casa nossa”.

Críticas

“Isaac Cândido é um dos maiores compositores do Brasil. Mestre da harmonia, incansável descobridor de novos e surpreendentes caminhos para o lirismo de poetas em que reconhece parceiros, mergulhador sem medo da busca do risco de cada acorde que conduz a outra densidade, outra ambiência, outra sensação. Atenção. Vertigem. Deslocamento. Encontrar a música de Isaac é saltar do alto do mundo “real” do esperado e da aparência para chegar mais perto da verdade de quem se é”. Com suas canções, na palavra do parceiro Marcus Dias, somos todos nós assim.

*Dawlton Moura I Compositor, jornalista, produtor cultural e crítico de música

“Em tempos de discos virtuais, reuniões por aplicativos, singles independentes, atenção a números, algoritmos, views, curtidas e gráficos, Isaac Cândido reinventa o tempo e olha para o que é essencial: a música. Foram 15 anos sem trabalho inédito. Agora, ele reacende a chama artística com Pra Visitar Aldeias, onde apresenta canções de diferentes épocas, compartilhadas com poetas, músicos, amigos. Esse é o resultado de um mergulho interno, um esforço diário de recuperar rascunhos de letras e melodias guardados em papéis, cadernos, e-mails, guardanapos e pastas. São novas e velhas canções recriadas pelas mãos de Thiago Almeida. Se é músico e produtor é por necessidade de definição, pois ele é mais. Thiago é o instrumento, a música é quem toca através dele. Juntos, Isaac e Thiago criaram um mundo de sons que lembram valsas, canções mineiras, baladas, boleros, mas nada com intenção de ser classificado. O objetivo aqui é alcançar sensibilidades, sentimentos represados. Pra Visitar Aldeias é disco sem pressa, com silêncios, palavras, segredos, detalhes, histórias. Adentrar por seus caminhos é um convite. De se perder por eles é inevitável. Há muito o que descobrir, basta botar para tocar.

*Marcos Sampaio I Jornalista e crítico de música

O Artista
Como cantor já abriu shows de grandes nomes da MPB, como Tom Zé, Fagner, Alceu Valença, Moraes Moreira, Zélia Duncan, Paulinho Moska, Cláudio Zoli, Leila Pinheiro, Simone Guimarães, Cláudio Nucci, Lô Borges, Tunai… E, ainda, uma turnê de 36 shows em 2003 da cantora Leny Andrade, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza; nos espaços Rival BR, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Bar do Tom, Lona Cultural Gilberto Gil e Hermeto Pascoal, no Rio de Janeiro e, também, em Brasília (DF).

Além de cantar e compor, Isaac Cândido desempenha ainda, o papel de empresário e produtor cultural do mercado de show business, através de sua empresa, a Direção das Artes Produções Artísticas. Ele está sempre provando pra que veio ao circuito musical brasileiro. O cearense da gema como diz o velho ditado, acumula mais de 30 anos de carreira e, ainda, um repertório de mais de 500 composições.

O artista que já produziu e participou de várias coletâneas de músicos do Ceará, fez parte do filme ÁREA Q de Gerson Sarginitto, com a canção “Enquanto”, uma parceria de Cândido com o consagrado poeta e letrista cearense, Marcus Dias. Apenas! O famoso longa-metragem que recebeu a indicação de melhor filme da seleção oficial Hollywood Film Festival foi lançado no ano de 2012, no Brasil e exterior.

*Discografia de Isaac Cândido:
>1999 I Isaac Cândido
>2005 I Algo sobre a distância e o tempo (em parceria com o compositor Marcus Dias)
>2012 I Cândidos – Simone Guimarães canta Isaac Cândido (um disco que a cantora gravou com músicas do artista e participação especial de Fagner)
>2020 I Pra Visitar Aldeias (com direção musical de Thiago Almeida e participações especiais de Cainã Cavalcante, David Duarte, Indiana Nomma e Iago Cândido)

*Roteiro do CD Pra Visitar Aldeias

1. Pra visitar aldeias
Isaac Cândido/Marcus Dias
2. Ver estrelas
Isaac Cândido/Íris Cavalcante
3. Além da fronteira
Isaac Cândido/César Nascimento/Dalwton Moura
4. Outra estação
Marcus Dias
5. Por ser navegante
Isaac Cândido/Marcus Dias/João Mamulengo/Rogério Lima
6. Maria e o mar
Isaac Cândido/Silvia Varela
7. Tuas mãos
Isaac Cândido/Marcus Dias
8. Olhos rasos d’água
Isaac Cândido/Íris Cavalcante
9. A loucura
Isaac Cândido/Marcus Dias
10. Inexoravelmente
Isaac Cândido/Henrique Beltrão
11. A casa nossa
Isaac Cândido/Henrique Beltrão
12. Noite em mim
Isaac Cândido/Patrícia Poliana

*Participações especiais:

>Cainã Cavalcante: Violões em “Tuas mãos”
>Davi Duarte: Voz em “Outra estação”
>Indiana Nomma: Voz em “Noite em mim”
>Iago Cândido: Voz em “A casa nossa”

*Ficha Técnica:
>Direção musical: Thiago Almeida
>Produção executiva: Vanessa Melo
>Realização: Direção das Artes Produções Artísticas
>Produção: Maiza Cândido
>Gravações, mixagens e arranjos: Estúdio Trans (Fortaleza/CE)
>Bateria, baixo, teclados, guitarra, violão, escaleta, percussão e flautas: Thiago Almeida
>Violão em Maria e o mar: Isaac Cândido
>Gravação adicional: Cidrack Records e Nego Mix
>Masterização: Leonardo Nakabayashi (Estúdio Banzai/SP)
>Fotografias: Isaac Cândido e Vanessa Melo
>Marketing digital: Thiago Aguiar
>Design gráfico: Fávila Correia
>Revisão de texto: Íris Cavalcante

*Onde encontrar o CD Pra Visitar Aldeias:

>Instagram:
@pravisitaraldeias
@isaaccandidojr
>Site: www.isaaccandido.com.br
>Livraria Leitura
Shopping RioMar Fortaleza
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu I Fortaleza (CE)

*Contatos:

>Vanessa Melo (Produtora/Empresária)
(86) 9 8122.0672 (WhatsApp)
*e-mail: assessorial@isaaccandido.com.br
*www.isaaccandido.com.br

*Assessoria de Imprensa:
>Eduardo Galdino I MTE/CE1025JP
(85) 9 9604.9434 (WhatsApp)
e-mail: jornalistaeduardogaldino25@gmail.com

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *