Educação
MEC cancela ofício que proibia protestos políticos em universidades. Documento pedia providências em caso de ‘atos político-partidários’ nas instituições. Reitores de instituições federais foram avisados da suspensão do ofício na noite de quinta-feira (4). Segundo o novo documento, não era intenção do governo ‘coibir a liberdade de manifestação e de expressão’. No novo documento, a pasta volta atrás e afirma que não havia a intenção de “coibir a liberdade de manifestação e de expressão” no ensino superior. Segundo o texto, o governo respeita a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.
Fatos & Blogs
Cronograma alterado
O Brasil vive seu pior momento na pandemia. Com a campanha de vacinação a passos lentos e estados adotando medidas mais restritivas para tentar frear a Covid-19. Saúde prevê entregar 38 milhões de doses de vacinas, 8 milhões a menos do que o previsto. Ministério de Saúde prevê até 3 mil mortes por dia em março. Brasil registra 1.786 mortes em 24 h; média é recorde pelo 6º dia. Assessores de Pazuello veem ‘tempestade perfeita’, com novas variantes, colapso hospitalar e falta de vacina.
Perda de fôlego
A indústria brasileira voltou a perder fôlego neste começo de ano – apontando para uma recuperação difícil da economia. Dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Produção industrial cresce pelo 9º mês seguido, mas tem pior desempenho desde abril. Resultado vem após a indústria registrar queda pelo 2º ano seguido. Diante dos efeitos da pandemia, o setor fechou 2020 com um tombo de 4,5%. De acordo com o IBGE, a principal influência positiva na indústria brasileira em janeiro foi a produção alimentícia, que avançou 3,1%, eliminando parte da redução de 11,0% acumulada nos três últimos meses de 2020.
AL aprova política de cotas raciais em concursos públicos e mais 10 projetos
Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (04/03), durante sessão plenária realizada de forma presencial e remota, projeto de lei do Poder Executivo instituindo política pública social e afirmativa reservando 20% das vagas para candidatos negros em concursos públicos. De acordo com a proposição 23/21, as vagas para candidatos negros são destinadas ao provimento de cargos ou empregos em órgãos e entidades estaduais, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mistas. O objetivo é promover a isonomia material e a inclusão social, reforçando a natureza do poder público de promover ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra. A proposta segue agora para ser sancionada pelo governador Camilo Santana.
Lockdown na capital
Um ano da pandemia, um cenário desafiador para nossas autoridades. Cidade de Fortaleza entrou em regime de isolamento social mais rígido a partir desta sexta-feira (5). Assim, fica proibido o funcionamento de comércio e serviços não essenciais. A medida, que vale até 18 de março, foi anunciada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e pelo prefeito José Sarto (PDT). Prefeitos do CrajuBar decidiram não adotar lockdown no momento. Nova reunião ficou marcada para a próxima semana. E na região norte, 18 prefeitos decidiram adotar lockdown a partir de segunda-feira. Meruoca e Santa Quitéria já estão sob lockdown. Após reunião, com representantes do município, o prefeito Ednaldo Lavor decidiu não decretar lockdown por enquanto no município. Neste contexto, a ocupação de leitos de UTI é preocupante.
Auxílio para eventos virtuais
Governo autoriza edital de R$ 4 milhões para apoiar eventos virtuais no Ceará. O fomento vale para seminários, simpósios, congressos, feiras e exposições para capacitação e atualização profissional.
Emergencial
Proposta que viabiliza volta do auxílio emergencial passa no Senado e vai à Câmara. Os passos que faltam até o pagamento do auxílio emergencial 2021.Para analistas, o governo ainda deverá editar uma MP que determinará o valor do benefício, os critérios para ter direito a ele e o número de parcelas que serão pagas. Sem auxílio emergencial, 17,7 milhões de brasileiros voltaram à pobreza.
Mercado de trabalho
Mais instruídas que homens, mulheres têm menor inserção no mercado e vida pública, diz IBGE. Menores remunerações e maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho não podem ser atribuídas à educação, diz a pesquisa.
Novo administrador da Diocese
Padre João Batista, da Paróquia do Prado, é o administrador da Diocese, eleito pelo Colégio de Consultores, na segunda, (01/03), para a função de Administrador Diocesano no período da Sé Vacante. Ele ficará à frente da Diocese de Iguatu para cuidar dos interesses e da gestão até que seja nomeado um novo bispo.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários