Política 2022
O meio político foi movimentado durante a semana, com a decisão individual do Ministro Edson Fachin tornando-se Lula elegível. O fato gerou inquietações, pesquisas e alterações no tabuleiro eleitoral de 2022. Na semana, durante pronunciamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou frontalmente o presidente Jair Bolsonaro. Para o petista, o Brasil está sem governo. Sobre a gestão da pandemia, Lula atacou a falta de vacinas suficientes para imunizar a população. E nesta sexta-feira, a PGR recorreu da decisão que anulou a condenação de Lula na Lava Jato. A Procuradoria quer que o plenário do STF reveja decisão de Fachin de considerar que Justiça do Paraná não tem competência para analisar processos. Em outro julgamento no Supremo, Fachin votou contra os decretos de armas de Bolsonaro. O STF começou a julgar ação do PSB contra a flexibilização de uso e posse de armamentos.
Fatos & Blogs
Benefício previdenciário
INSS negou mais de 20 milhões de pedidos de auxílio-doença em 11 anos. 2020 teve o maior número de indeferimentos. No período entre 2010 e 2020, mais de 53% dos 39,3 milhões dos pedidos recusados são referentes ao auxílio. Dados fornecidos pelo próprio INSS ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) mostram que, do total de 39,3 milhões de pedidos de benefícios previdenciários recusados entre 2010 e 2020, quase 21 milhões foram de auxílio-doença, ou seja, 53,2%. Os dados do INSS mostram aumento no número de indeferimentos de auxílio-doença, principalmente de 2019 para 2020.
Escalada dos preços
Óleo, arroz, peixe: o que mais subiu e o que mais caiu em 12 meses impactando no bolso do consumidor. Pra complicar, a gasolina puxa alta, e a inflação é a maior para fevereiro em 5 anos.
Comércio
Vendas no varejo caem 0,2% em janeiro. Em relação ao ano passado, a queda foi de 0,3%, 1ª queda negativa após 7 meses de taxas positivas. A queda refletiu os impactos da volta das restrições de atividades com o agravamento da pandemia no país e a interrupção do Auxílio Emergencial em dezembro, segundo o IBGE. O setor de Material de Construção tem apresentado trajetória de crescimento nos últimos meses. Em relação a janeiro de 2020, o setor registrou o oitavo mês seguido de taxas positivas.
Atrasos na imunização
Por que o Brasil vai demorar para sentir os efeitos da vacinação? Para especialistas, todos com mais de 60 precisam ser imunizados para que haja uma queda nas hospitalizações. Conforme O Globo, em 22% das cidades, a pandemia já matou mais em 2021 do que em 2020 inteiro. Oito estados do país já contabilizam, de janeiro a março, metade dos óbitos ocorridos em 2020. Epicentro da tragédia: 10% dos óbitos pela doença no mundo estão no Brasil, diz Fiocruz.
Isolamento rígido no Ceará
Com taxa de ocupação de leitos alta, o governo aplica lockdown no Estado. De acordo com o governador Camilo Santana, as atividades consideradas essenciais continuam as mesmas do que foi publicado em decretos anteriores. O período se estende até o próximo dia 21 e atinge todo o Estado. Na live, o governador disse que a decisão foi motivada pelo crescimento acelerado dos índices. Para analistas, em meio a medidas restritivas mais duras, com apoio da população, é possível melhorar o combate à Covid-19. Ninguém duvide que a medida extrema deve ser adotada, ainda que a contragosto de parte da população.
Câmara aprova PEC Emergencial
Para ajudar na crise, o que falta para o auxílio sair? O texto prevê medida de ajuste fiscal e viabiliza auxílio emergencial. Com a mudança no texto aprovado, será votado na semana que vem. Governo já sinalizou pagamento em 4 parcelas; valor médio será de R$ 250. A PEC abre espaço fiscal para que a equipe econômica compense os gastos com a nova rodada do benefício. No entanto, o governo ainda precisa definir as regras para a nova rodada de auxílio. O custeio para a nova rodada do benefício é estimado em R$ 44 bilhões.
Apoio a empreendedores
Já na Assembleia Legislativa, propostas de parlamentares asseguram apoio a micro e pequenos empreendedores cearenses. Dos projetos do Executivo, cinco tratam de medidas que visam reduzir o impacto da Covid-19 sobre a vida dos cearenses. Dentre eles, auxílio emergencial para trabalhadores de bares e restaurantes.
Oxigênio
Segurança e garantia. Um avanço na Saúde pública. O exemplo vem de Cedro e Iguatu com a produção própria de Oxigênio. Médicos e equipe dizem que o gás é suficiente para atender até 40 leitos ao mesmo tempo. Com isso não vai faltar oxigênio para os clientes internados. Com segurança e garantia, em Iguatu o Hospital Regional produz 22 mil litros de oxigênio por hora e afasta risco de colapso.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários