Samuel Pintor: autônomo ganha a vida há 30 anos pintando paredes

Samuel começou seus primeiros experimentos como pintor de paredes, nos anos 90.

13/03/2021

Há quase três décadas ele, que hoje transforma ambientes com pincel e tinta, era só um adolescente cheio de sonhos. Hoje é um homem adulto. Samuel do Nascimento, 46, conhecido em toda cidade como ‘Samuel Pintor’ já perdeu a conta de quantas pinturas conseguiu fazer em paredes, teto, painéis e outras superfícies. Ele é um pintor itinerante, é dono de volumosa clientela e para ele não falta trabalho. Mas nem na pandemia a clientela diminuiu? O pintor respondeu que sim, houve redução, mas é confiante e acredita que aqueles que se foram, na mesma velocidade voltarão.

Este perfil de profissional vem crescendo na cidade, também por conta da grande demanda de mão-de-obra disponível na construção civil. Samuel Pintor trabalha sozinho, apenas requisita ajudantes quando há demanda maior de serviços, mas já existem equipes de trabalhadores da área de pinturas atuando na cidade e até atendendo a solicitações para execução de obras de pinturas em cidades da região.

Início

Samuel começou seus primeiros experimentos como pintor de paredes, lá pelos anos 90. Seu professor foi um homem conhecido como ‘Luiz Pintor’, que por coincidência era seu cunhado. Luiz não está mais entre nós, mas o que ele ensinou, Samuel acredita que aprendeu. “Eu comecei como ajudante dele e sempre fui muito curioso em olhar como ele trabalhava para aprender, e sempre gostava de perguntar qualquer coisa que tivesse sem entender como ele fazia”, lembrou.

Samuel se desloca numa bicicleta Monark vermelha com bagageiro na frente, modelo ‘carga’, ano 1983. É estratégica para transportar seus instrumentos de trabalho; o compressor, que normalmente carrega no bagageiro frontal, os pincéis, balde, rolo e tudo que vai precisar.

De tão popular que se transformou, Samuel Pintor já conquistou a confiança da clientela e ganhou credibilidade. Ao longo de quase três décadas no ramo já conseguiu fidelizar grande parte da clientela. “Tem cliente que faz trabalho comigo há 15 anos, quando liga, eu já sei até as preferências, sei o que ele quer e já me preparo para fazer”, afirmou.

Samuel Pintor é um autônomo. Não tem patrão, não cumpre expediente, e tudo faz num breve entendimento com o dono da obra. Vai ao local, vê o que vai precisar e orienta o patrão a comprar. Geralmente Samuel orienta até as quantidades, tudo visando também economizar dinheiro e não desperdiçar. O contrato entre ele e o proprietário da obra é ali mesmo no local, sem burocracias. Se ele perceber que o volume de serviço é maior do que o esperado, aciona seus assistentes, o irmão Daniel e os sobrinhos Thiago e Diego.

Razão de viver

A arte dele em colorir ambientes, além de ser a profissão escolhida é também uma atividade na qual Samuel se realiza. Tudo que ele faz, o objetivo está estampado no sorriso lindo da filha Maria Vitória, 06. “Ela é a razão do meu viver. Trabalho, corro, luto para oferecer o melhor para ela. É meu tudo”, disse. A filhinha mora com a mãe em Antonina do Norte, Samuel diz que as melhores fases de sua vida é quando ela vem passar temporadas com ele.

Conhece como poucos os tipos de materiais, em que atua. Superfícies, paredes telhados e os tipos de pinturas: textura, emassamento, grafiado, textura rústica, estrutura de madeira, painéis decorativos, sala, cozinha, quarto, estrutura em gesso e outras.

Pessoa simples, humilde e talentoso, Samuel do Nascimento é personagem da vida real. Um cara que dorme e acorda cheio de responsabilidades e um leque de desafios para vencer em cada jornada. Suas ferramentas são sua garra e coragem e a vontade de nunca desistir. Ele tem o perfil daqueles profissionais que não esperam a chance chegar, estão sempre tentando descobrir aonde estão as oportunidades para correr atrás e agarrar com mãos e pés.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *