Ceará chega a 3.828 leitos exclusivos para Covid-19, mas a situação já beira o colapso

O Hospital Geral de Fortaleza dispõe hoje de três unidades de campanha anexadas ao equipamento, com 103 leitos clínicos.

20/03/2021

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

 

Diante do agravamento da pandemia, a rede estadual de saúde no Ceará chegou esta semana a 3.828 leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Ao todo, são 1.444 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 2.684 enfermarias. Mesmo com todos os investimentos, a situação das redes pública e particular no Ceará já beira o colapso.

O Hospital Geral de Fortaleza dispõe hoje de três unidades de campanha anexadas ao equipamento, com 103 leitos clínicos. “Esses leitos estão sendo disponibilizados para outros atendimentos, justamente para abrirmos espaço dentro do HGF para o atendimento de Covid”, informou o governador Camilo Santana.

O Governo do Ceará trabalha ainda para a ampliação da rede pública com leitos em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Fortaleza e Região Metropolitana, dentre outras localidades. No entanto, o governador pediu à população que continue em isolamento e obedecendo ao lockdown para que os sistemas de Saúde não entrem em colapso.

“Nossos profissionais têm trabalhado exaustivamente para salvar vidas. Com o grande aumento de casos, a ocupação dos leitos tem ocorrido de forma muito rápida. Por isso, as medidas de isolamento são fundamentais para frear esse crescimento. Essa é a única forma de evitarmos um cenário ainda mais grave no Ceará”.

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de março, o governador realizou a primeira reunião com prefeitos de municípios cearenses para debater medidas contra o avanço da Covid-19 no território estadual. Os encontros ocorrem até sábado, dia 20, envolvendo todos os gestores das macrorregiões do Ceará. O primeiro dia contou com a participação dos executivos de Sobral e localidades próximas.

Mais leitos na Capital

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), fez um alerta a população sobre a importância de cumprir o isolamento rígido no atual cenário. Sarto chamou atenção sobre a falta de leitos nos hospitais e disse que será muito difícil conter a sobrecarga de pacientes com Covid-19 nos próximos dias.

“Este não é o momento de adoecer, porque se adoecer vai ter dificuldade de encontrar um leito. Cumpra o isolamento. Evite sair de casa. Esse não é o momento para adoecer. Nós estamos com uma sobrecarga nos hospitais públicos e privados”, afirmou o prefeito de Fortaleza.

No Instituto Doutor José Frota 2 (IJF), José Sarto entregou 50 novos leitos para o atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. A expansão fará com que a unidade tenha agora 204 leitos destinados aos casos da pandemia.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *