Ainda criança, enquanto dava nome a suas bonecas e embalava seus sonhos, Karolyne era só uma menina tentando entender seu mundo. Mas o universo conspirou e a transformou em artesã para entregar-lhe copiosa tarefa: criar para transformar. A partir dali não demorou muito até aquela menina começar a fazer, de seus brinquedos, suas primeiras criações.
E foi pelas primeiras pulseirinhas de elástico da moda que ela tomou gosto pela arte e construiu seu sonho de seguir carreira criando joias para ornamentar as pessoas. Por incrível que pareça, 95% do público que usa seus produtos são mulheres. Karol nasceu com talento e habilidade para criar a peça certa e agradar o gosto de alguém. Na pré-adolescência quando levava suas peças de bijoux para a escola, era um sucesso com as meninas de sua idade. E quando sua mamãe viajava e trazia materiais novos, aguçava sua inspiração para inventar peças novas. Por isso ela nunca mais parou.
Hoje a talentosa artesã é dona do seu próprio negócio. A loja Karolyne Bijoux, na Rua Chichica, antiga Rua 16, no bairro Altiplano, é fruto de seus esforço, perseverança e empreendedorismo. Mais do que isso, é ‘a menina dos seus olhos’, a principal fonte de renda, o foco, e investimento de uma carreira, numa trajetória de lutas, encarando desafios e vencendo cada etapa. Além da loja que atende a clientela da cidade, Karolyne mantém uma equipe de revendedoras que distribui os produtos na região.
Adaptação
O empreendimento Karolyne Bijoux, lançado há dez anos, vem conseguindo se sobressair no mercado, mesmo com os altos e baixos da economia brasileira. Como empreendedora, Karolyne se desdobra para criar, produzir, distribuir e vender. Por sinal, vender é outra especialidade dela. Já foi vendedora ambulante, porta a porta.
Em 2020, com a pandemia instalada, Karolyne sentiu a ameaça do negócio se esvaziar, porque a clientela desapareceu, outros clientes pararam de comprar e o empreendimento tendia a encolher, só que ela, num ‘estalo’ de dedos, teve a ideia de abrir mão das vendas presenciais e passou a vender 100% on-line. Era o que faltava para o empreendimento impulsionar. Isso fez a clientela que havia se evadido voltar e ela ainda descobrir novos parceiros. Atualmente, 80% das vendas são on-line. Karolyne lembrou que essa modalidade de vendas caiu como uma luva e deu tão certo que ela quer continuar. A loja interage com os clientes pelas redes sociais. A empreendedora usa seu perfil no Instagram, @karolynebijoux, para postar imagens de seus produtos e aguçar o desejo, principalmente do público feminino, que ama os produtos que ela produz, colares, pulseias e brincos.
Produção
A produção tem boa aceitação no mercado, porque prima pela qualidade da matéria-prima, com o acabamento e o design exclusivo de cada semijoia. 90% do que é negociado é fabricação própria e com estilo único de produção, que mesmo sendo artesanal, leva assinatura própria e exclusiva Karolyne Bijoux. A artesã esbanja habilidade em suas criações de semijoias. O que ela produz, dispensa até o trabalho de desenhar. Karolyne lembrou que basta imaginar uma peça e correr para a criação, pulando a etapa do desenho.
Os produtos da linha Karolyne Bijoux são diversificados e alcançam quase 100% do público feminino. Homem também usa, só que numa escala menor. Karolyne parece saber e conhecer cada anatomia humana, pelo design de cada peça, que vai se encaixar com perfeição no corpo de alguém. Brincos, pulseiras e colares são suas criações. Tudo produzido com arte, requinte e sofisticação. As peças que carregam a marca, pela delicadeza de seu acabamento e os materiais usados têm status de semijoias finas. Cada peça surge a partir da manipulação de pequenos materiais: contas plásticas, cristais, e metais banhados com verniz italiano, o que garante a qualidade. A delicadeza do acabamento está em tudo, até mesmo nas personalizadas com a medalha da inicial da pessoa, que exibem luxo, charme e sofisticação. Afinal, uma semijoia muda tudo. É como uma boa maquiagem ou um penteado de cabelo, que realçam o chame e a beleza, antes escondidos.
Com sua criatividade e talento para realçar materiais e transformar em semijoias finas, Karolyne não lembra nem de longe a mulher que antes trabalhou como sacoleira de porta em porta, em dias inteiros, saindo de casa pela manhã e retornando só à noite. Mal sabia ela que aquela rotina árdua e exaustiva era a construção do patamar de sucesso, que alcançaria, e transformaria sua vida e carreira. Uma fase para onde ela não pensa em voltar, mas lembra com carinho, a base sólida profissional que construiu, num leque de esforço, dedicação e persistência. Apaixonada por vendas, como boa vendedora que sempre foi, negociava de tudo um pouco, vestuário, calçados, perfumaria, lingerie, acessórios, bolsas e até chocolate. “Tempos de muito aprendizado”, lembrou.
Gratificante
Agora sua produção atravessa as fronteiras e chega a outras cidades e regiões. De seu atelier no bairro Altiplano, Karol vai moldando metais e transformando o rústico em belo. Com criatividade apurada e suas ferramentas, (alicate de corte, de bico e aperto, tesourinha, isqueiro e cola quente), ela e suas duas assistentes, Socorro e Hollany, vão dando origem as novas peças de semijoias, que posteriormente vão ornamentar o corpo de uma mulher. Karolyne afirmou que é um misto de emoção e alegria saber que hoje, as semijoias que passam por suas mãos e criação circulam por toda a cidade e também por cidades vizinhas. Afinal, a equipe de revenda faz isso com grande efeito. Mas a maior emoção é encontrar alguém usando uma peça sua, estando ao lado dela e sem saber. “Já me deparei com uma pessoa usando uma das nossas joias e ela nem fazia ideia de quem eu era, isso é muito gratificante, porque sei que as peças são aceitas porque realmente são produtos de qualidade”, ressaltou.
Serviço
Karolyne Bijoux
Rua Dona Chichica, 857, Altiplano
Instagram: @karolynebijoux
0 comentários