“Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o SENHOR os sustém”. Salmos 37:16-17
Efeito do fechamento de escolas durante a pandemia pode durar 15 anos
O fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 poderá ter impacto profundo e de longa duração – cerca de 15 anos – sobre a economia brasileira. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que divulgou na semana passada o Boletim MacroFiscal com um box especial sobre os custos socioeconômicos dessa medida. Segundo a secretaria, o impacto será sentido no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas os bens e riquezas produzidos no país), no aprendizado e produtividade do trabalho e no aumento na desigualdade social, já que o acesso ao ensino remoto, ofertado em substituição às aulas presenciais, é distinto, de acordo com as faixas de renda da população.
Ministro da Educação diz esperar vacinação de professores a partir de abril
Após reunião no Ministério da Saúde, o ministro da Educação, disse esperar que a vacinação contra a Covid-19 de professores e demais trabalhadores de educação ocorra ainda em abril. Atualmente, trabalhadores de educação já estão previstos entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid, mas ainda não havia informações de quando isso pode ocorrer. O país tem entre 2,5 milhões e 3 milhões de profissionais que poderiam ser alvo da estratégia de vacinação. A possibilidade de antecipar a vacinação de professores também tem sido pleiteada por associações que reúnem prefeitos.
Governador de SP anuncia vacinação de professores
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na quarta-feira, 24, o início da vacinação para professores e policiais. A imunização de profissionais da educação vai abranger todos os professores, da rede pública e privada, a partir dos 47 anos. Esta primeira etapa abrange 350 mil professores, diretores de escolas, inspetores de alunos e outros profissionais que trabalham nas escolas das redes municipal, estadual e privada do Estado de São Paulo. Esse contingente corresponde a 40% dos profissionais apenas na rede estadual. Para os profissionais da educação privada, o Estado irá exigir contracheques dos últimos 12 meses que comprovem o exercício da função, com o objetivo de evitar fraudes na aplicação das doses. Aqueles que forem terceirizados, como merendeiras, faxineiros etc., terão que preencher um cadastro prévio que será validado pelo diretor da instituição.
MEC quer cancelar Saeb deste ano em razão da pandemia
MEC quer suspender a edição deste ano do Saeb, a avaliação federal da educação básica. Deliberações também envolvem o cancelamento de políticas avaliativas anunciadas pelo próprio governo federal, como o Enem seriado. Nos documentos internos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) consta o entendimento de que seria “muito arriscado” realizar o Saeb neste ano por causa da pandemia. A falta de orçamento também é citada como razão. O texto considera o fechamento de escolas e eventuais dificuldades para garantir participação mínima nas provas. Defende-se sua aplicação somente no fim de 2022. Sem o Saeb, que compreende as provas feitas por alunos, o governo não tem como calcular o Ideb, principal indicador da educação básica do país, divulgado a cada dois anos.
Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial
O período de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus pode fazer com que 2 em 3 alunos do Brasil não consigam ler adequadamente um texto simples aos 10 anos. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial que analisou o impacto da covid na educação dos países da América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira, 17. Além disso, os prejuízos econômicos na região chegariam a US$ 1,7 trilhão de dólares, em perdas de produtividade dos cidadãos. O estudo faz simulações para perdas depois de 7 meses de escolas fechadas, 10 meses e 13 meses, considerado o cenário mais pessimista. É esse, no entanto, que se aproxima da realidade em diversos Estados e municípios brasileiros que ainda não reabriram a educação, diante do quadro grave da pandemia no Brasil atualmente.
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