Brincando caretas no sol do sertão é o tema do documentário, que será lançado amanhã, domingo, 04, em comemoração aos três anos de fundação do Grupo de Caretas do Alto da Bonita, em celebração à Semana Santa.
Nesse pouco tempo de existência, o grupo tem feito a diferença em Iguatu com o resgate dessa tradicional brincadeira, que era tão comum durante esse período que se celebra o momento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. “Eu percebi com o passar do tempo que os caretas que a gente via pelas ruas quando criança foram sumindo. Poucos dos brincantes mais antigos ainda vinham pra cidade. Saiam dos seus recantos na zona rural para “invadir” a cidade, com aquelas fantasias feitas em retalhos, coloridas, caras cobertas, com chocalhos, chicotes e gritos correndo pelas ruas da cidade. Eles costumam andar em bando e pedem esmolas, a doação muitas vezes vem em forma de dinheiro ou alimentos. O ponto alto da brincadeira é a tradicional malhação de Judas, no Sábado de Aleluia. Isso é encantador. Foi daí que resolvemos criar o grupo, estudar e manter essa tradição secular”, comemora Michel Prudêncio, um dos idealizadores do grupo Caretas do Alto da Bonita.
Redes sociais
Em tempos de pandemia em que a recomendação é evitar aglomeração e eventos estão proibidos, o grupo vai promover uma programação especial através das redes sociais. “Neste domingo de Páscoa vamos lançar o documentário ‘Brincando Caretas no Sol do Sertão – Do teatro popular às máscaras da tradição’. O objetivo é abordar o histórico do grupo em relação a nossa atuação além de falarmos da performance durante esse período de pandemia”, ressalta Prudêncio.
Além do documentário serão lançadas durante ainda este mês oficinas e debates acerca da cultura popular na Região Centro-Sul e Vale do Salgado, bem como os diversos elementos que fazem parte da construção do espetáculo ‘Viva Caretas’ de montagem do grupo.
A produção poderá ser conferida no canal do grupo no YouTube “Caretas do Alto da Bonita”. Esse projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Caretas do Alto da Bonita
O grupo faz um trabalho de projeção parafolclórico que estuda e pratica a tradição dos caretas da Semana Santa. Em Iguatu o grupo mantém essa tradição cultural popular, mas como apresentação artística musical. Em 2019 o grupo saiu em cortejo pelas ruas da cidade. Desde o ano passado, por conta da pandemia, as ações passaram a acontecer de forma virtual pelas redes sociais. A live acontecerá no perfil do grupo na rede social Instagram @caretas_do_alto_da_bonita, basta só seguir para assistir e interagir.
0 comentários