Governo comemora resultados com o Prêmio Escola Nota Dez

08/06/2019

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

A Secretaria de Educação do Estado comemora os melhores resultados do setor na história. 182 municípios cearenses recebem Prêmio Escola Nota Dez em solenidade nesta quinta-feira, dia 6 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Esta foi a 11ª edição do Prêmio Escola Nota Dez, que resultou em 337 premiações para as unidades educacionais que obtiveram bons resultados nos 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental em 2018. O governador Camilo Santana marcou presença, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

“O Ceará saiu em 2007 de 39% de alunos alfabetizados na idade certa para praticamente 90% das crianças do 2° ano alfabetizadas. Todos os indicadores têm melhorado. Em 2018 foram os melhores resultados desde quando o Programa (de Alfabetização na Idade Certa) se iniciou e é por isso que o Ceará hoje tem o reconhecimento de ter a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. Inclusive, no último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará”, destacou o governador Camilo Santana.

Das premiações entregues às escolas na 11ª edição do prêmio, 150 foram para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Já com relação à avaliação dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, critério adotado para premiar as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5º e 9º anos, foram mais 150 e outros 37 prêmios, respectivamente. A avaliação alcançou 283.420 alunos das três séries de 5.142 escolas públicas. 

No início do Programa, apenas 14 municípios estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, esse número saltou para 182. As informações dos resultados são colhidas através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses. “Celebramos o início do Programa de Alfabetização na Idade Certa. Nós estamos implantando um programa que garante às crianças a alfabetização na idade certa e a base necessária para que elas sigam com uma base sólida para desenvolver a aprendizagem”, ressaltou a secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *