Campanha busca conscientização e respeito no trânsito

15/05/2021

Na próxima segunda-feira, 17, a Secretaria do Trânsito e Mobilidade Urbana de Iguatu, através do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, realiza ação educativa junto aos condutores de veículos e pedestres, a partir das 17h, na Avenida Dr. Carlos Roberto Costa (Perimetral), próximo à entrada do Bairro Jardim Oásis. Dentro das ações promovidas dentro do Maio Amarelo, e também na 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito pela Organização das Nações Unidas, ONU, um dos objetivos é orientar as pessoas quanto aos cuidados, deveres e responsabilidades no trânsito, que é formado tanto por condutores de veículos e pedestres.

Desde o início deste mês, quando foi iniciada a campanha Maio Amarelo que o departamento de trânsito vem orientando, fiscalizando através de ações educativas e principalmente por meio das redes sociais, passando dicas para um trânsito mais seguro. “O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade e respeito no trânsito. Pra gente está sendo uma coisa nova, diante dessa pandemia, isso porque a gente costumava fazer as orientações nas ruas. Mas estamos alcançando muitas pessoas, desde crianças a adultos que visualizam e gostam das postagens. Esperamos que as mensagens e dicas que passamos, eles compreendam e apliquem no dia-a-dia”, ressaltou Juliana Fernandes, agente de trânsito.

Um dos objetivos da ação é orientar as pessoas quanto aos cuidados, deveres e responsabilidades no trânsito

Acidentes

O diretor de trânsito do DEMUTRAN, Jackson Barbosa, que faz acompanhamento diário dos acidentes do município, espera mais conscientização das pessoas. “Eu particularmente faço questão de ter esses dados, tomar conhecimento dos acidentes que acontecem em nossa cidade. Pelo que já pude perceber, a grande maioria deles são provocados por imprudência mesmo, isso dos mais leves aos mais graves, infelizmente até mesmo com vítimas fatais”, lamentou.

Somente este ano já aconteceram 27 acidentes de trânsito com 7 mortes em Iguatu. Um dos mais recentes acidentes aconteceu no cruzamento das Avenida Perimetral com a Rua Governador Plácido Castelo. As imagens gravadas por câmera de segurança de um comércio mostram o momento em que uma moto avança o sinal vermelho e colide de frente com o carro. Com o impacto, a mulher é arremessada ao chão, e felizmente não morreu. Ano passado, ocorreram 104 acidentes, desse total 21 pessoas perderam a vida. Uma média de 8,6 acidentes por mês, somente em dezembro foram 18 ocorrências. Ainda de acordo com levantamento divulgado pelo DEMUTRAN no início deste ano, 19% dos acidentes no município aconteceram em 2020, na Avenida Dr. Carlos Roberto Costa (Perimetral) e 7% deles na Rua do Cruzeiro (Joaquim Ailton Alexandre). As duas são rodovias estaduais, trechos da CE 060.

Somente este ano, já aconteceram 27 acidentes de trânsito com 07 mortes em Iguatu

Respeito e responsabilidade

Mesmo com sinalização, fiscalização e orientação dos agentes de trânsito, é possível registrar muitas imprudências no trânsito iguatuense. O pedestre tem medo. “Eu não me sinto segura andando a pé pelas ruas de Iguatu, eu não sou condutora, mas tenho noção do trânsito. Infelizmente, o que muitas pessoas que estão atrás de um veículo, seja carro, moto ou até mesmo uma bicicleta não têm. A faixa de pedestres é ignorada. Eu e minha mãe quase fomos vítimas de um acidente esta semana. Enquanto uma motorista parou o carro para a gente atravessar na faixa de pedestre, o outro que era para ter parado quase batia na gente. Mas foi um susto grande”, ponderou a professora aposentada Jeanne Pereira, cobrando mais respeito e atenção no trânsito.

O movimento Maio Amarelo tem a principal proposta de chamar a atenção das pessoas para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. Este é o tema principal da campanha este ano. É o que queremos”, ressaltou Jackson Barbosa.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *