Teólogo Leonardo Boff participa de evento acadêmico da UniFIC

22/05/2021

A UniFIC promoveu nos dias 19, 20 e 21 de maio, a I Semana de Responsabilidade Social, com uma vasta programação, que contou com atividades nas áreas da Educação, Saúde, Direito, Arquitetura e Meio Ambiente, além de várias palestras, apresentação de projetos de extensão e outras ações que reforçaram o compromisso social e o desenvolvimento sustentável de Iguatu e da região centro sul cearense.

O ponto alto da semana para a comunidade acadêmica e dos que acompanharam a programação on-line foi a palestra do teólogo, filósofo, professor e escritor Leonardo Boff. Na noite de quarta-feira, 19, o estudioso fez considerações acerca da ética ambiental na era do antropoceno, conclamando a olhar para o meio ambiente como nossa casa comum. “Embora diferentes, há algo que nos une, todos carregamos a mesma humanidade e a mesma dependência do meio ambiente”, proferiu Boff.

Na noite de quinta-feira, 20, Luiz Viana Queiroz, vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), discorreu sobre o papel da advocacia na garantia do estado democrático de direito. “O profissional advogado ou advogada é defensor do Estado Democrático de Direito, da cidadania e da moralidade púbica, sendo essencial à administração da Justiça, por prestar serviço público e exercer função social”, frisou Viana.

A advogada, poetisa e professora Mariana Teles foi a atração da noite de encerramento promovida também pelo fórum permanente de sustentabilidade do centro sul. Na sexta-feira, 21, com a sua palestra mesclou saber acadêmico e jurídico, mas não deixou de apresentar seus dotes poéticos. A convidada é filha de um dos ícones da poesia popular, o poeta Valdir Teles.

Para Sandra Belchior, diretora presidente da UniFIC, o balanço das atividades foi positivo. “Foram ações vivenciadas nos três dias, com as atividades acadêmicas, palestras, exposição dos trabalhos de extensão e pesquisas e os serviços de alcance social, que trouxeram à tona as problemáticas em foco e ainda chamou atenção para execuções afirmativas e de qualidade de vida para o centro sul cearense”, afirmou.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *