Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, teve o primeiro Arraiá da Vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 18, com aplicação de vacina durante todo o dia no público agendado. Foram 14 horas de atividades voltadas para garantir ainda mais celeridade na aplicação do imunizante, visando combater a propagação do coronavírus na Capital.
Durante a programação, também houve apresentações musicais e artísticas, em ritmo de São João, para animar o público e as equipes de profissionais que estarão atuando no local. De acordo com o prefeito José Sarto, a ideia é incentivar o engajamento do público na vacinação contra a Covid-19.
O governador Camilo Santana confirmou que o Ceará recebeu nesta semana mais 161.280 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 98.280 doses da Pfizer e 63.000 da CoronaVac, que volta a ser enviada após um mês.
O Ceará vai receber no início de julho as primeiras doses da vacina contra Covid-19 Sputnik V. O Estado deve receber 183 mil doses inicialmente. O governador Camilo Santana ressalta que, até o fim deste mês, o Fundo Soberano Russo, responsável pelo imunizante, deve entregar o cronograma de distribuição das doses.
Na terça-feira, dia 15 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação excepcional da Sputnik V por mais sete estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. São mais 592 mil doses que poderão ser importadas. Antes, a permissão de importação excepcional já valia para a Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. No total, 13 estados brasileiros já podem receber a Sputnik V.
Reação à vacina
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta que a população que apresentar reações após a aplicação da vacina contra a Covid-19 procure os serviços de saúde e comunique aos órgãos responsáveis, como as secretarias municipais de Saúde. No Ceará, de 24 de janeiro a 28 de maio, foram notificados 1.401 casos suspeitos de eventos adversos após a vacinação.
0 comentários