A acadêmica de Medicina, Bruna Bastos, tem 30 anos, e foi uma das 1.240 pessoas que receberam a dose da vacina Janssen em Iguatu. O imunizante é aplicado em única dose. A vacina foi disponibilizada no município na segunda-feira, 28. “Agora a sensação é de segurança, eu sei que tem o tempo para a vacina começar a fazer o efeito imunizante, mas sabemos que vacinas salvam vidas. Estava bastante ansiosa esperando por esse momento. Não pensei que fosse sentir a emoção em receber essa dose. Agora, espero que a vacina chegue logo para todos”, comemorou a futura médica.
A vacina foi aplicada na faixa etária de 30 a 44 anos de idade, público recomendando a receber esse imunizante. Nos locais de vacinação, algumas pessoas reclamaram do sistema de agendamento, a plataforma Saúde Digital. “Porque mesmo com nome agendado minha irmã não conseguiu tomar a vacina no horário que ela agendou. O nome dela não estava na lista. É muito instável o aplicativo. Mas, ainda bem que depois de tudo isso, ela conseguiu comprovar o agendamento para receber a vacina”, comemorou Josiane Teixeira.
Em Iguatu, a campanha de vacinação avança conforme a disponibilidade dos imunizantes. Até ontem, sexta-feira, 2, foram aplicadas 52.927 doses. Até o momento o município recebeu 56.638 doses dos imunizantes. Neste sábado, 3, a vacinação continua no campus Humberto Teixeira. Serão disponibilizadas 1.630 doses para aplicação da primeira dose nas pessoas com faixa etária de 30 a 44 anos, público em geral. Serão disponibilizadas imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Na segunda-feira, 5, para as pessoas que conseguiram realizar o agendamento na plataforma Saúde Digital, a vacinação acontecerá também nas unidades básicas de saúde dos bairros: Cajueiro, Cohab, Gameleira, Barreiras e Alencar I (Sítio Estrada). Em relação à chegada de novas doses da vacina Janssen, a coordenação de imunização informou que não há previsão.
Cuidados
De acordo com os profissionais da saúde, que estão na linha de frente da campanha de imunização, o fluxo da vacinação acontece de forma tranquila no município e a recomendação mesmo para quem já foi vacinado até mesmo com a segunda dose, os cuidados com higiene para evitar contaminação do vírus devem ser mantidos. “É importante que a gente esteja imunizado para uma proteção maior, porém é importante que as pessoas mantenham todos os cuidados de higienização, distanciamento, uso de máscara para evitar que seja contaminado pelo vírus. Inclusive aqueles que já receberam a vacina”, destacou o enfermeiro Reinaldo Petrônio.
0 comentários