Pesquisa
Críticas ao governo Jair Bolsonaro, combate à pandemia, troca de farpas na CPI, crise hídrica, ampliação do Auxílio Emergencial, fazem parte de um cenário com impacto na avaliação do presidente. A rejeição ao governo Bolsonaro bate recorde e atinge 51%, aponta pesquisa Datafolha. Pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Conforme levantamento do Datafolha divulgado ontem pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que a rejeição ao governo Jair Bolsonaro é a pior marca registrada desde o início do mandato do presidente, em janeiro de 2019. Eram 45% no levantamento de maio. O índice de aprovação, que considera o governo ótimo ou bom, se manteve em 24%.
Fatos & Blogs
Novas regra para Imposto de Renda
Novas regras para declaração do IR podem aumentar imposto em mais de 200%. A proposta do governo limita a declaração simplificada à renda anual inferior a R$ 40 mil. Contribuintes sem despesas dedutíveis devem ser os mais afetados. Presidentes de nove partidos que buscam construir uma terceira via para as eleições de 2022 lançaram nesta quinta-feira (08) um manifesto contra o projeto do governo que muda o Imposto de Renda para pessoas físicas e empresas e que tributa dividendos. No texto, os dirigentes afirmam que os “setores produtivos e a classe trabalhadora do Brasil não suportam uma proposta que aumenta a carga tributária, penaliza os investimentos e atrapalha a geração de empregos e renda”.
Crédito para empresas
Novo Pronampe está disponível. Programa criado em 2020 disponibiliza crédito para micro e pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar. O valor poderá ser dividido em até 48 parcelas. Ao todo, 5,3 milhões de empresas têm direito ao crédito: 4,3 milhões integram o Simples Nacional e 1 milhão fora do regime simplificado, segundo a Receita Federal. Conforme assessoria, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna permanente Pronampe no início de junho.
IPCA: inflação fica em 0,53% em junho e atinge 8,35% em 12 meses
Apesar de a taxa mensal ter desacelerado, a inflação acumulada em 12 meses é a maior desde setembro de 2016. A vilã do mês foi novamente a energia elétrica, com alta de 1,95%.
Interrupção de remessas de vacinas
Interrupção no ritmo e na quantidade de remessas de vacinas enviadas ao Ceará coloca em risco meta de imunizar todos os adultos até o fim de agosto. A situação é apontada por Rilson Andrade, secretário da saúde de Pindoretama e vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). Chegada de poucas doses ameaça meta do Ceará vacinar todos os adultos até agosto. Por sua vez, o lote com mais de 32 mil doses de vacina chegou ao Ceará, em momento de baixo estoque. Já o Brasil ultrapassa a marca de 110 milhões de doses de vacinas aplicadas.
Coleta do lixo
Serviço importante e eficiente em nosso município, deve-se a uma boa relação com a população. No entanto, a equipe precisa ser orientada para a coleta, evitando arremessos a longa distância. Esta semana, moradores presenciaram no bairro Veneza a atitude de um gari na pressa em executar a tarefa. Ao se arremessar à distância e no choque com a caçamba, rasgou o saco espalhando lixo pela rua. Sabe-se que muitas pessoas não colocam os resíduos de forma correta e até mesmo fora do dia. Mas diante deste incômodo, moradores pedem para que o fato não se repita, pois a limpeza da cidade é importante para o bem de todos e do nosso meio ambiente. A valorização do trabalhador também é importante.
Segurança e calamidade pública
AL aprova projetos do Executivo que reforçam atuação da segurança pública. O projeto de lei 78/21 torna permanente o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) na estrutura da Polícia Militar do Estado do Ceará. Os parlamentares aprovaram ainda o projeto de Decreto Legislativo n° 20/2021, de autoria da Mesa Diretora, que prorroga de 30 de junho até 31 de dezembro de 2021 a ocorrência do estado de calamidade pública em vários municípios cearenses. Dentre eles, Jucás, Salitre, Solonópole e Várzea Alegre.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários