Profissionais da área da Saúde do município denunciam que seus salários estão em atraso. Nesta semana o assunto repercutiu nas redes sociais chegando até o conhecimento dos vereadores.
O vereador Lindovan Oliveira (PSB) usou sua página de relacionamentos na internet para denunciar o fato. “Infelizmente tenho recebido, com muita tristeza, denúncias da falta de pagamento aos enfermeiros e técnicos que atuam no Hospital Regional. É lamentável. Veio muito dinheiro para a saúde. Este é um momento de valorização a estes profissionais que estão exaustos do trabalho na pandemia e são pais e mães de família que precisam honrar os seus compromissos. Lamentável!”.
Os profissionais não revelaram, de fato, quantos deles estão com os salários em atraso, mas a informação foi confirmada de atraso de dois meses.
De acordo com informações de um dos profissionais que pediu discrição em sua identificação, os atrasos se referem aos meses de maio e junho de 2021. São os salários dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, que prestam serviço no Hospital Regional, segundo relatou.
A reportagem apurou que os salários dos profissionais da saúde, principalmente os que prestam serviço no Hospital Regional de Iguatu, vêm sofrendo constantes atrasos. De acordo com a apuração, os atrasos se tornaram mais frequentes do mês de janeiro para cá. Uma fonte ouvida pela reportagem informou que a situação tem sido assim: “Junta dois meses, aí pagam um e deixam o outro, quando juntam dois novamente, pagam um e deixam o outro”, afirmou.
Havia informações também de atraso nos salários de profissionais que prestam serviço, via município na UPA-Unidade de Pronto Atendimento, que funciona no bairro Tabuleiro. O atraso seria referente aos meses de maio e junho, mas o pagamento dos salários de maio foi efetuado. Alguns dos servidores receberam nesta sexta-feira, 09, os dividendos referentes a maio, restam os soldos de junho.
Versão do município
A reportagem entrou em contato com a gestão municipal para se posicionar sobre o assunto. Por meio de nota enviada pela Assessoria de Comunicação, o secretário de Saúde, Fernando ernandes, infomou que todos os funcionários do hospital estão em dia, inclusive os médicos.
De acordo com Fernandes, no próximo dia 20 de julho será pago o mês de junho aos servidores deste equipamento, conforme agenda pré-estabelecida pela cooperativa.
O secretário disse que em relação ao pagamento dos servidores da UPA, no início da próxima semana o salário referente ao mês de junho será depositado. “Com esses pagamentos podemos afirmar que não existe atraso de pagamento em Iguatu”, destacou Fernando Fernandes.
Seguindo o secretário, atrasos de repasses do Governo do Estado atrapalharam a agenda de pagamento elaborada pela prefeitura através da Secretaria da Saúde.
R$ 10 mi
Em relação aos demais setores ligados à administração municipal, a secretária da Fazenda, Sheila Alcântara, afirmou não existir atraso. “Um dos primeiros compromissos no início de cada mês é pagar o salário do servidor. É assim desde o início da primeira gestão do prefeito Ednaldo Lavor. São quase R$ 10 milhões injetados na economia local”, disse Sheila Alcântara.
A secretária enfatizou ainda que em relação ao pagamento dos servidores da saúde, o subsídio sempre foi depositado no início da segunda quinzena do mês subsequente, conforme a agenda da cooperativa.
0 comentários