Rotary tem mais um aluno bolsista aprovado em medicina

10/07/2021

Com seis anos de projeto e um total de 19 alunos contemplados, o programa de Alunos Bolsistas do Rotary Club de Iguatu apresenta como fruto a aprovação de 10 alunos em vestibulares. Nesta semana o mais novo resultado foi a aprovação de Luan Nogueira, 18, aprovado em terceiro lugar no curso de medicina na UniEvangélica de Anápolis, no estado de Goiás. Essa é a segunda aprovação de um aluno bolsista em um dos cursos mais concorridos do país.

O Rotary vem fazendo ao longo dos anos o processo seletivo anual junto ao ensino público fundamental da cidade e captando nomes em potencial para ingresso deles na rede privada de educação. As instituições Escola Modelo e Colégio Polos ofertam as bolsas, já a instituição financia fardamento e material de ensino. Anualmente, o Rotary Club de Iguatu investe cerca de 25 a 30 mil reais no custeio dos alunos bolsistas com material didático e fardamento.

Luan estudou gratuitamente os três anos de ensino médio na Escola Modelo de Iguatu. Filho do moto-taxista Rubens Nogueira e da professora Regina Duarte, o filho do meio do casal tinha uma rotina diária fora da sala de aula entre seis a oito horas de estudos. Seu foco sempre foi uma aprovação em uma universidade. Sua nota no ENEM 2020 o fez conquistar uma bolsa integral na última edição do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). “Foi uma rotina muito desgastante, mas que valeu a pena”, contou Luan que em sua primeira tentativa conquistou sua aprovação.

Por meio do Sistema Unificado (SISU), poderia ser aprovado em outros cursos e também em medicina em outras localidades. O calendário letivo de Luan tem previsão de início para o dia 02 de agosto de 2021.

Luan agora se prepara para o desafio de estudar fora do estado e enfrentar uma realidade desafiadora e de logística complexa que esbarra no financiamento. “Estou conversando bastante com meus pais e toda minha família. Ainda faltam alguns detalhes para resolver, mas acredito que entre o ato da matrícula e o início das aulas vai estar tudo certo. É um processo um pouco complexo e que demanda recurso financeiro. Mas estou confiante, feliz e com foco para seguir em frente na busca por meus sonhos”, disse.

Também bolsista, Karen Oliveira foi a primeira a ser aprovada em um curso de medicina. E do Rotary também recebeu o apoio do clube no estado da Bahia, local de sua universidade desde 2020.

Manutenção

Vagner Ferreira, presidente na Gestão 2020/2021, teve como prioridade a manutenção do que considera um dos principais projetos de impacto do Rotary Club de Iguatu. “É uma imensa satisfação poder acompanhar a evolução destes jovens ao terem a oportunidade de estudar nas melhores escolas da região e assistir as suas chegadas às universidades. Tivemos um ano atípico, que inviabilizou a realização de muitos projetos, ações e eventos, porém fizemos todo esforço para não permitir que a situação impactasse de alguma forma na continuidade deste programa. E para isso foi fundamental que as escolas Modelo e Polos continuassem acreditando nesse projeto”, afirmou.

A importância do Programa de Bolsas do Rotary é reconhecida também pelos alunos. “Na minha vida é enorme [projeto]. Desde o primeiro ano, tive o grande prazer de estudar em uma escola de alto padrão da cidade mesmo sem recursos financeiros para tal, foi um dos meus primeiros sonhos realizados, fui plenamente amparado pelo Rotary e pela Escola Modelo em livros, fardamentos e mensalidades. Por meio desse projeto, aprendi a superar meus medos, a acreditar em meu potencial e ver a aprovação não só como um sonho, mas como uma realidade próxima e possível. Além de conseguir o tão sonhado sucesso no vestibular, me tornei um ser humano melhor e um cidadão mais completo”, disse L

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *