O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, esteve na cidade de Iguatu nesta sexta-feira, 14. A visita faz parte de uma série que o magistrado fará ao Interior do Estado ao longo da gestão, com a finalidade de ouvir as demandas das comarcas e estreitar ainda mais a relação com os juízes. Iguatu, sede da 2ª Zona Judiciária, que abrange 13 comarcas (Quixelô, Orós, Icó, Cedro, Ipaumirim, Jucás, Acopiara, Saboeiro, Catarina, Baixio, Umari e Cariús), foi a primeira a ser visitada.
Ao todo serão investidos R$ 2 milhões e 836 mil nas comarcas, que estão recebendo melhorias estrutural e tecnológica, como modernização das instalações prediais e da acessibilidade, substituição de computadores, aparelhos de ar-condicionado e de mobiliário, além de elevação de muros. Também serão contempladas com a implementação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), já concluído em Iguatu, e a digitalização do acervo processual, que está em andamento. “O fórum de Iguatu é muito bom. Mas carece de uma reforma. Ela será feita em 2020. Assim como realizaremos adaptações de acessibilidade que são necessárias”, disse o presidente.
Por duas horas o desembargador se reuniu com servidores e o magistrado. “Os servidores, eu os tranquilizei dizendo que a implantação da secretaria judiciária para o Estado do Ceará não trará nenhum prejuízo para a vida pessoal para aqueles que são vinculados a esta secretaria. Eles poderão trabalhar a distância. Todas as reivindicações serão encaminhadas e apreciadas na medida do possível. Mostramos os planos concebidos para aumentar a produtividade e isso passa pela digitalização do acervo, implantação do processo judicial eletrônico, consequentemente ajudando o juiz aqui a produzir mais”, disse Araújo.
+ Interior
As melhorias fazem parte do programa “+ Interior”, que beneficiará todo o Estado, envolvendo ainda a construção de novos fóruns em outras comarcas cearenses, com investimento do Judiciário de R$ 30 milhões. Até o fim da gestão, todas as 14 Zonas Judiciárias do Ceará receberão visitas da Presidência do TJCE. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico da atual Administração da Justiça estadual. “O impacto será grande e positivo. Os ambientes tendem a melhorar e a aumentar a produtividade que refletirá diretamente na população que será mais bem atendida. Fizemos um estudo que indica que só a implantação do processo eletrônico aumentará a produtividade em 30%”, explicou.
Concurso público
O presidente do TJCE confirmou que seguirá no propósito de realizar novo concurso público. A expectativa que ocorra chances para cargos de técnico judiciário, que exige nível médio. “Fundação Getúlio Vargas é a banca do certame. O edital deve sair muito em breve. O concurso vai ser realizado ainda neste ano”, afirmou.
0 comentários