Uma seleção de 137 curtas-metragens nacionais e internacionais para crianças de todas as idades, nos gêneros ficção, documentário, animação, vídeo clipe e experimental, fará parte da programação da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis programada para 16 a 24 de outubro. Entre a lista de selecionados figuram os artistas Léo Lima e Helinho Gomes com o trabalho infantil ‘Tio Léo e Tio Helinho’.
O trabalho que concorre é o videoclipe intitulado “No Tempo do Vovô”, produzido por Mayara Billy com criação e direção de Neil Armstrong. Os artistas estão em parceria com a Lunart, produtora de Fortaleza que vem produzindo as animações de suas canções. O mesmo audiovisual foi inscrito no festival internacional de Londres tendo sua participação também aprovada.
Como será exibido no festival, o vídeo ainda não pode ser reproduzido on-line nas plataformas dos artistas. Ainda sem data para isso, quando lançado, a expectativa é que a animação infantil faça sucesso e conquiste a criançada. “É um reconhecimento. Principalmente por ver o nosso trabalho se mantendo vivo e forte, mesmo diante do cenário de desvalorização artística que vive o nosso país”, afirmou Léo.
Já a música por sua vez retrata a inocência, caracterizada por situações e termos do cotidiano no período comum da infância é possível encontrar no canal do YouTube e canais de streaming musicais.
A parceria a produtora Lunart fez com que o primeiro clipe fosse enviado para vários festivais. “Para gente é uma alegria, ainda estamos fazendo tudo remotamente, até as reuniões com a produtora, mas esperamos que em breve esse projeto cresça e venham mais novidades”, adiantou Helinho Gomes.
A Lunart estreitou parcerias com os artistas há dois anos. Ela iniciou como um grupo de pesquisas, dentro do ambiente da Universidade Federal do Ceará, ainda no final do século passado, em 1999, com o objetivo de criar séries para a TV, curtas metragens e longas, sempre usando técnicas de animação, 2D ou 3D, e efeitos especiais. Pioneira no desenvolvimento de curtas e séries, tem em seu histórico a produção de séries de animação para a TV.
0 comentários