Pelo segundo ano consecutivo, a Exposição Agropecuária e de Negócios, a popular EXPOIGUATU, e o seu festival cultural, deve não acontecer por causa da pandemia da Covid-19. Antes da chegada da doença, o evento vivia a cada ano o seu auge. Os organizadores debatem a realização em outros moldes a fim de movimentar minimamente o setor.
Com movimentação de quase R$ 10 milhões em 2019, os impactos econômicos da falta do evento são extensos e afetam empresas, pequenos produtores rurais. O reflexo disso alcança o setor artístico, hoteleiro e também na geração de empregos.
Para setembro, geralmente, todos os quartos de hotéis e pousadas de Iguatu e também da cidade vizinhas, já estariam reservados. A exposição de animais e produtos derivados costumava reunir criadores, agropecuaristas, fazendeiros, grandes e pequenos produtores de todo o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, principalmente. Ao todo, cerca de 300 animais eram expostos, se consolidando como um dos principais eventos do tipo no estado.
Nos últimos anos o Rotary Club de Iguatu terceirizou o evento junto a empresários locais. “A EXPOIGUATU é um marco cultural de nossa cidade. Todos os anos as pessoas se reencontram de vários pontos da região em nosso parque. Mas infelizmente esse ano mais uma vez não será possível fazer a grande festa presencial. É uma pena pois o evento é um grande fomentador de emprego e renda de muitas famílias da de nossa cidade”, afirmou Orlando Silveira, presidente da entidade de serviço.
Social afetado e evento on-line
Diferentemente do ano passado, quando a pandemia chegou e ainda havia muitas incertezas, desta vez os organizadores da feira agropecuária já se reuniram com a perspectiva de o evento não acontecer, o que se confirmou há algum tempo.
A EXPOIGUATU é maior captador de recursos para o desenvolvimento das atividades sociais do Rotary. “Infelizmente, o lado filantrópico foi afetado com a não realização da exposição, porém estamos sentando com todos e estudando a possibilidade de topar um desafio de formular um evento virtual, claro que o alcance não deve ser o mesmo, porém temos que nos mexer e de alguma maneira e mobilizar o seguimento”, afirmou Orlando.
Lamento mais uma vez cancelada a EXPOIGUATU.
Impossível aglomerar. A ideia de que seja feita online é uma medida necessária.
Rotary sempre foi e será exemplo de superação. As vendas com descontos especiais. palestras, festivais com encontros de artistas, violeiros…