Rádio de luto; céu em festa
Iguatu se despediu ontem de Edilson Correia, ícone do radialismo local. Durante décadas, Edilson prestou relevantes serviços à sociedade iguatuense. Em vida só cultivou amizades. Seu jeito manso, cortês, gentil ficará para sempre na memória de quem desfrutou de momentos em sua companhia. Rogamos a Deus que conforte e console os familiares e inúmeros amigos. A programação da festa no céu está completa com a chegada de Edilson e o encontro com Jeová Barros, Marlene Teixeira, Hugo Gouveia, Eurico Teixeira, Vasco, Jota Jaime, Ésio Assunção, Valter Sudário, e tantos outros que embalaram gerações nas ondas do rádio iguatuense.
Voto impresso
Defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores como forma de atacar o sistema eleitoral, o voto impresso no Brasil tem um histórico de fraudes e, segundo especialistas, pode favorecer golpes. Para desmentir fake news, como a de que as urnas eletrônicas poderiam ser invadidas pela internet, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um conteúdo mostrando que o voto eletrônico já é auditável e envolve toda a sociedade no processo de fiscalização.
Violência política de gênero
Levantamento realizado pelo jornal O Globo aponta que oito em cada dez parlamentares brasileiras já sofreram ataques de violência política. Na semana passada, um projeto de lei para combater essa prática foi aprovado no Senado e segue agora para sanção presidencial. Em 1º de janeiro, manifesto assinado por dezenas de organizações da rede do Pacto defendeu que, além de resistir, mulheres eleitas necessitam ter assegurado seu direito de existir.
Liberdade de imprensa
Levantamento realizado pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) aponta que o presidente Jair Bolsonaro atacou a imprensa ao menos 87 vezes no primeiro semestre de 2021, um aumento de 74% em relação ao segundo semestre do ano passado. Segundo o diretor do escritório regional da RSF para a América Latina, Emmanuel Colombié, “a normalização desse cenário é um ataque aos princípios básicos da democracia”.
Pais não podem ser obrigados a mandarem filhos para escola
Com o avanço da vacinação no país, os estados têm planejado retomar e ampliar as aulas presenciais das escolas e, com isso, surge o debate sobre a obrigatoriedade do retorno dos alunos. Advogados afirmam que pais e mães que ainda estão inseguros com o atual cenário pandêmico, não podem ser obrigados a mandar os filhos e/ou filhas para as escolas. O ensino no país é legalmente realizado na modalidade presencial, mas ainda é muito precoce qualquer decisão das autoridades no sentido de tornar obrigatório o comparecimento dos alunos.
Sem protocolo rígido, volta às aulas pode ampliar infecções por Covid em 1.141%, diz estudo
A volta às aulas presenciais sem o cumprimento rígido de protocolos de segurança pode aumentar as infecções em até 1.141% nas comunidades escolares, aponta um estudo do ModCovid19, grupo de trabalho formado por pesquisadores de universidades públicas brasileiras. Uso correto de máscaras, distanciamento social e monitoramento de casos suspeitos reduzem significativamente os riscos de infecção. Se bem executadas, as medidas podem fazer com que o aumento de contágio seja de apenas 10% em comparação com manter as escolas totalmente fechadas.
Número de alunos confirmados para o Enem é o menor desde 2005
O Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, divulgou, na semana passada, 23, o número de estudantes que tiveram as inscrições confirmadas para a edição de 2021 do Enem. Ao todo, 3.109.762 irão realizar a prova nas versões impressa e digital. É o menor quantitativo desde 2005. Esse ano, as duas versões da prova (digital e escrita) serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro.
0 comentários