Programa Esporte Eficiente entrega fardamento a beneficiados

31/07/2021

A comunidade apaena acompanhada pelo Projeto Esporte Eficiente – Possibilidade de Inclusão recebeu na quinta-feira, 29, o kit fardamento e mochila para seguimento das atividades desenvolvidas pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O projeto é financiado pela concessionária de energia do estado para proporcionar através do esporte o desenvolvimento das pessoas com deficiência, trabalhando o potencial de cada um através de atividades esportivas que contemplem desenvolvimento, funcionalidade e autonomia, aspectos fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

Financiado por R$ 30 mil, o projeto permitiu a contratação de profissionais monitores. Desde janeiro, semanalmente há oficinas esportivas de atletismo, futsal, Fut7, natação, vôlei, basquete, capoeira, judô, badminton e recreação para alunos familiares. Do início do ano até o mês de julho às atividades sofrem com restrições impostas pelos decretos que visam frear o avanço da Covid-19. “Tivemos essa interrupção e recuo das ações que foram planejadas, mas acreditamos que com a queda dos indicadores retomaremos esse mês de agosto com as atividades”, afirmou Iêda Couras, diretora da APAE.

Mais uma vez financiado pela concessionária de energia ENEL essa edição prevê um calendário de maior volume de oficinas e esportes envolvendo toda a família APAE. “O projeto vem ao encontro de alguns estudos que demonstram o valor da linguagem esportiva a sua contribuição nos aspectos da saúde, mas, principalmente, quanto às questões educacionais e as possibilidades de participação integração e a inclusão social”, afirmou Cleonilton Mulato, coordenador de esportes da APAAE.

Além da farda os acompanhados pelo projeto receberão até o final do ano as roupas de capoeira e o quimono para prática de judô. “Isso levanta a autoestima. Com toda certeza essa empolgação deles implicará no desenvolvimento de todos eles”, acrescentou Mulato.

O calendário prevê ainda colônia de férias, com as oficinas acontecendo dentro de uma programação específica para as pessoas com deficiência, além de realizar semanalmente atividades itinerantes nas APAES circunvizinhas promovendo os jogos esportivos apaeanos, na culminância do projeto com participação das oito APAEs regionais. “Esse projeto expandiu os horizontes dos meus filhos. Há uma disparidade no antes e depois do esporte ser inserido na vida deles. Meu desejo era que essas atividades fossem permanentes”, disse Marconiza Moreno mãe de Arthur e Raiane, ambos atendidos pela instituição.

A comunidade apaiana comemora a chegada do fardamento –

ENEL

Essa é a segunda oportunidade que a ENEL financia o projeto. No ano de 2019 o recurso foi voltado para a construção da quadra de esportes na Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira no montante de R$ 300mil. A APAE de Iguatu é a única entre as associações do país a ter um projeto aprovado pela ENEL. “Isso mostra a responsabilidade com que a instituição trata suas ações. Como recompensa tem aprovado esses projetos. Verdadeiramente o nome: possibilidade de inclusão deve mudar para certeza de inclusão”, afirmou Claudízio Vieira de Paula, representante da ENEL.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *