Rotary discute realização remota da EXPOIGUATU

31/07/2021

Afetada pelo segundo ano consecutivo, a Exposição Agropecuária e de Negócios, a popular EXPOIGUATU, e o seu festival cultural, pode ter sua realização por meio remoto. O assunto foi amadurecido na primeira reunião com o novo conselho gestor do Rotary Club de Iguatu, na quarta-feira, 28.

O contexto da pandemia da Covid-19 assim como no ano passado impede a realização do evento agropecuário mais aguardado do ano na região. A realização em outros moldes serviria, conforme os rotarianos, para movimentar minimamente o setor. “O evento tem sua força e é sentida pelo setor. Temos pouco mesmo de 40 dias para planejar essa exposição. Não será como gostaríamos, mas trataremos de fazer com que o evento nunca caia no esquecimento”, disse Orlando Silveira, presidente do Rotary.

É planejada a realização de uma live cultural diretamente do parque de exposições com apresentação de grupos locais, assim como é estudada a viabilidade de leilões e exposições de raças virtuais.

Nos últimos anos o Rotary Club de Iguatu terceirizou o evento junto a empresários locais. O financiamento partiria de apoio por meio de convênio com poder público local e a iniciativa privada. “A EXPOIGUATU é do povo de Iguatu, e nos últimos sete anos mostrasse um evento rentável para quem investe. Vamos amadurecer esse pensamento. A exposição é o maior captador de recursos para o desenvolvimento das atividades sociais do Rotary”, acrescentou Silveira.

Fomento econômico

Com movimentação de quase R$ 10 milhões em 2019, os impactos econômicos da falta do evento são extensos e afetam empresas, pequenos produtores rurais. O reflexo disso alcança o setor artístico, hoteleiro e também na geração de empregos.

Para setembro, geralmente, todos os quartos de hotéis e pousadas de Iguatu e também das cidades vizinhas, já estariam reservados. A exposição de animais e produtos derivados costumava reunir criadores, agropecuaristas, fazendeiros, grandes e pequenos produtores de todo o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, principalmente. Ao todo, cerca de 300 animais eram expostos, se consolidando como um dos principais eventos do tipo no estado.

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *