APAE retorna atividades físicas presenciais

14/08/2021

 

Depois de mais de um ano sem atividades físicas presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus, alunos da Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais – APAE Iguatu estão retornando as ações do projeto Esporte Eficiente, de forma gradual. Os espaços da Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira, no bairro Bugi, passaram a ser ocupados novamente com atividades esportivas.

Seguindo as recomendações de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel, entre outras medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus, o ginásio poliesportivo voltou a receber os alunos, com número bem reduzido de participantes. “Em média a gente tinha aqui 30, 40 alunos ocupando a casa, participando das atividades. Agora voltamos com 9, 10 alunos. Mas logo estaremos voltando à vida normal”, aponta Cleonilton Mulato, coordenador de esportes da APAE.

O estudante Josimário Frutuoso, 22, estava ansioso para o retorno das atividades esportivas. “Gosto de tudo aqui. Gosto dos professores, das atividades. O melhor que acho é nadar e jogar bola. Eu estava com saudade daqui”, disse.

As aulas de natação também voltaram seguindo as mesmas restrições. Na piscina só um aluno por vez. Enquanto a pequena Kaunay Gonçalves, 4, participava da aula, o pai Wilker Gonçalves acompanhava de perto o desenvolvimento da menina. Os resultados são comemorados pela família. “Quando minha esposa não vem, eu venho e a gente acompanha todo o desenvolvimento dela. Somos gratos demais ao pessoal da APAE. Eles têm uma paciência muito grande, um jeito tão bom de brincar e ensinar pra essas que crianças que é de admirar. Ensina muito a gente. Em casa, a gente notou muito o bom desenvolvimento dela. Somos gratos”, comemora Wilker.

Mais de 200 beneficiados

O projeto Esporte Eficiente é voltado para a inclusão e proporciona o contato dos alunos com as mais diferentes atividades esportivas, com foco na melhoria da qualidade de vida. “Além de ser um desafio, é uma experiência enriquecedora também pra gente, que aprende muito com eles”, destaca Renata Costa, educadora física.

O projeto foi contemplado através da lei de incentivo ao esporte, da Secretaria de Esporte e Juventude do governo cearense desde 2019 e conta com o patrocínio da empresa distribuidora de energia elétrica para o Ceará. “Através dessa parceria que conseguimos nosso tão sonhado ginásio esportivo, conseguimos manter os educadores físicos. Estamos podendo proporcionar o melhor para nossos alunos. Aqui eles estão conseguindo desenvolver bem as atividades. A pandemia atrapalhou o andamento das ações, mas estamos retornando agora presencial, com toda segurança”, acrescentou Mulato.

As ações beneficiam mais de 200 estudantes assistidos pela instituição. O projeto também acontecerá de forma itinerante, dentro da programação as ações serão desenvolvidas em outras oito APAEs do interior do estado.

 

MAIS Notícias
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu
Familiares homenageiam João Rocha, empresário pioneiro em Iguatu

João Alves Rocha não é apenas o nome de rua no Bairro Cocobó, nesta cidade. Recentemente, domingo, 20, familiares e amigos prestaram homenagem ao empreendedor natural do Crato que foi pioneiro na área industrial, com a instalação da primeira fábrica de mosaicos,...

Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes
Artista plástico mantém tradição na pintura de painéis em paredes

  O artista plástico Iran mantém a tradição de pintar painéis publicitários em paredes. Uma arte herdada do pai José dos Santos, ‘Zeca de Cotinha’, e do irmão Francisco Itamar Bezerra dos Santos. Há 40 anos, quando os anúncios publicitários de rua eram feitos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *