Catadores do lixão recebem doações de roupas através da PM

18/09/2021

As ações sociais desenvolvidas pela Polícia Militar sediada em Iguatu através do 10º BPM, tem repercutido positivamente e cada vez, mais pessoas têm procurado a instituição para firmar parcerias e ajudar nas campanhas realizadas. Dessa vez duas lojas de roupas doaram cerca de cem peças para a instituição, que fez o repasse para trabalhadores do lixão, no Bairro Chapadinha. A ação pegou os catadores de surpresa. “Eu tomei um susto quando vi aquelas viaturas entrando aqui. Mas, depois que chamaram a gente e falaram que ia dar umas roupas foi só felicidade”, comentou a catadora Regina Barbosa. “Eu tava precisando. Ganhei duas lindas camisas pra ir para o culto”, acrescentou outra pessoa.

Segundo os beneficiários as peças chegaram no momento certo, quando enfrentam cada vez dificuldades para manter a família, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. “O que a gente ganha é só pra comer. A água e luz a gente se esforça pra manter. Mas, roupas a gente não tem condições de comprar nem na ‘loja do 20’. Esses policiais trouxeram pra gente um presente enviado por Deus. Só temos a agradecer esses donos dessas lojas. Mandaram roupas novinhas, com etiqueta e tudo. Estamos é chique” brincou Josefa Alves, que trabalha no lixão.

De acordo com a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatu, Rosimeire Silva, a pandemia contribuiu com o aumento de pessoas desempregadas e o reflexo é sentido no lixão. Atualmente são mais de 60 pessoas cadastradas na associação. “A gente tinha cerca de pouco mais de quarenta pessoas associadas, neste período de pandemia, quando muitos tiveram que deixar de trabalhar na rua, vieram pra cá. Aqui a gente acolhe e acolhe todas as pessoas. Aqui diretamente tem umas quarenta pessoas todos os dias, além disso tem outros associados que trabalham pela rua.”

A diarista Lucineide Lopes, é um desses exemplos. Há sete meses passou a trabalhar no lixão. Segundo ela, consegue uma renda melhor que quando passou a perder trabalho por conta da pandemia. “Não tive mais como ir para as casas fazer faxinas, quando foi retornando o pessoal não queria mais pagar o que pagavam antes. Aqui a gente ganha uma renda até melhor. Junto o material reciclável a gente vende e leva comida pra casa”, afirma.

Além dos trabalhadores do lixão, crianças do assentamento Filadélfia, na periferia da cidade, também foram contempladas com a doação de roupas. As peças serão entregues num momento especial para comemorar o Dia das Crianças com elas. A intenção é que mais empresas e pessoas se sensibilizem e ajudem nessas ações para melhorar um pouco mais a situação de vida dessas famílias. As ações sociais desenvolvidas pela Polícia Militar em Iguatu acontecem durante o ano interior, aumentaram devido às consequências da pandemia. As pessoas interessadas em ajudar basta entrar em contato com número 190. “Essas roupas foram doadas por duas empresas daqui a MM Novidades e Sacoleira de Luxo, essas pessoas procuraram nossos policiais do Proerd e fizeram essa doação. A gente sabe da necessidade dessas pessoas que moram em comunidades muito carentes. A gente viu que eles relataram dificuldades pra comprar comida, ainda mais roupas. É muito gratificante fazer essas entregas e ver o sorriso estampado no rosto dessas pessoas.” acrescentou agradecendo, Tenente William, em nome do 10ºBPM.

 

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *