Crise econômica
Renda média do trabalho encolhe e é a menor desde 2017. Achatamento deve aumentar mais, em um cenário de desemprego elevado e com mais pessoas trabalhando por conta própria. Mesmo com o avanço da vacinação e com o retorno de trabalhadores informais, a recuperação da economia segue em ritmo lento. Os números integram levantamento elaborado pela consultoria IDados, com base nos indicadores da Pnad do segundo trimestre nos últimos 40 anos. A renda média mais baixa significa menos dinheiro circulando na economia e um menor consumo das famílias, componente fundamental para a retomada.
Fatos & Blogs
Anatel aprova versão final do edital do 5G e marca leilão para 4 de novembro. Edital prevê oferta de quatro faixas de frequência para prestação do serviço, que deve começar em julho de 2022. Vencedoras terão que cumprir exigências, como construir rede do governo
Reforma administrativa
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23) o relatório da PEC da reforma administrativa.
Reforma eleitoral
Reforma eleitoral é aprovada no Senado sem as coligações em eleição proporcional. A Emenda Constitucional precisa ser promulgada antes de 2 de outubro para vigorar nas próximas eleições. A partir das eleições de 2026, a posse do presidente da República será em 5 de janeiro, e a posse dos governadores será no dia 6. Atualmente, ambas são no dia 1º de janeiro.
Assembleia homenageia fazendários
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta segunda-feira (27/09) em homenagem aos fazendários do Estado do Ceará. O evento atende a solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), e acontece a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio. De acordo com o parlamentar, o Dia do Fazendário foi instituído por meio do Decreto nº 22.469, de 30 de março de 1993, em meio às comemorações do centenário da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).“Celebrado em 28 de setembro, a data marca as homenagens a esta categoria de servidores públicos estaduais que se destacam no cumprimento de suas funções de forma comprometida, eficiente e ética, em prol da qualidade de vida da sociedade cearense”, assinala Evandro Leitão.
Política
Eleições do próximo ano, hora de mudar seus caminhos novamente em busca de fôlego para enfrentar o processo sucessório visando o jogo eleitoral em 2022. O cenário mexe com pesquisas e partidos. A desconfiança na Presidência da República sobe para 50%, diz o Datafolha.
FHC defende frente ampla contra Bolsonaro, incluindo PT: ‘Eu não discrimino’.
Onyx quis que DEM aderisse ao governo Bolsonaro, mas a sugestão foi recusada.
PSDB confirmou Tasso, Doria e mais dois pré-candidatos para prévias presidenciais. Eunício é reconduzido ao comando do MDB no Ceará e fala em voltar a disputar eleições. Há um ano das eleições, aqui em Iguatu, o empresário Sá Vilarouca está cotado para disputar eleições proporcionais. Referência no meio político, Dr. Sá tem aceitação junto ao partido e vários segmentos, e pode ser opção do PT nas eleições de 2022. Atualmente, ele ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Iguatu. Esposas e filhas de políticos são apostas de partidos cearenses para as eleições de 2022. Analistas políticos avaliam, no entanto, que a presença de mulheres ainda é limitada àquelas que têm a benção de grandes grupos políticos. Neste contexto, aqui em Iguatu, o nome da vereadora Eliane Braz (PSD) é cotado para concorrer à vaga para a Câmara Federal.
Educação
Norma que desobriga gestores de investir 25% do orçamento em educação afeta as escolas. Proposta responsabiliza prefeitos que não executarem o gasto mínimo. No Ceará, todas as cidades cumpriram o objetivo em 2020. Mas a mudança gera divergências sobre futuros investimentos em educação.
Reserva hídrica
Com a estação chuvosa só no próximo ano, açudes do Ceará estão com 25% do volume total. O maior reservatório do estado, o Castanhão, está com 10, 43% da capacidade. Recomenda-se uso racional do precioso líquido neste período do ano. Evite desperdício. Outro fato preocupante é com o aumento de registros de incêndio na região.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários