A democratização da internet

25/09/2021

Liedson Leal de Oliveira (Estudante)

A internet é o principal meio de comunicação e de transmissão de informações no mundo. A cada ano se torna mais importante e necessária, sendo assim indispensável para o funcionamento e a boa relação da sociedade.

Cerca de 25% da população brasileira não tem acesso ao mundo virtual. Essa é uma parcela considerável do povo brasileiro, portanto é inaceitável que em 40 anos de implementação do sistema no país, ainda haja tamanha exclusão digital.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a internet se tornou o meio de comunicação necessário para promover o direito à educação, imposto por lei no Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém, a realidade é outra e quase 5 milhões de crianças e adolescentes não estão usufruindo do seu direito por não terem acesso à internet.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet é um direito fundamental do ser humano, independente da sua classe social, tal que é um direito do homem, e não somente do homem rico e privilegiado.

Além do problema da exclusão digital, ainda é notável a desinformação referente a esse assunto, o chamado analfabetismo digital. É necessário que o Governo invista em projetos na rede pública de ensino educacional. A implementação de cursos de informática ou de outras áreas da tecnologia é um dos pontos a ser seguido.

Para os que não têm condições de pagar por uma internet de qualidade, o Governo Federal, em colaboração com operadoras de celular, poderia fornecer chips solidários com internet gratuita. Já que 81% dos brasileiros possuem telefone móvel, de acordo com pesquisa do IBGE, de 2019, tal ação reduziria a exclusão digital no nosso país.

(Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte)

MAIS Notícias
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?

Pois bem! Vamos terminar a história que começamos na nossa coluna passada, há 15 dias. Uma semana depois, Evaldo Gouveia foi à gravadora Odeon e disse ao diretor que eles iriam ter, se quisessem, o maior cantor do Brasil. “Traga-o aqui, Evaldo”, respondeu o Milton...

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *