A semana do prefeito Ednaldo Lavor (PSD) foi de cumprimento de agenda na Capital Federal. O gestor anunciou novidades quanto à Autorização de Início de Obras (AIO) de duas ações voltadas para o Distrito de José de Alencar, região rural mais populosa da cidade com mais de 5 mil habitantes. Na quinta-feira, 30/9, o político fez o anúncio em suas redes sociais antecipando as mais novas etapas de outras ações em que articula junto com seu grupo de secretários.
Entre as obras contempladas pela AIO está prevista o início da obra de urbanização da orla da Barragem do Alencar e da preservação da Serra do Morais. Um investimento de R$ 1.800.000, que promete ser um novo espaço de lazer, através do turismo, promoção de inclusão social. “Essa obra vai gerar oportunidade de emprego e renda para a nossa população”, afirmou o prefeito. O equipamento contará com restaurante, estacionamento, mirante e passarelas.
Outro equipamento destinado ao distrito será a implantação da adutora que ligará Iguatu à sede do distrito de Alencar, numa extensão de 16km. É prevista uma injeção de recursos no valor de R$ 3,2 milhões. Os recursos destravados do ano de 2018 são oriundos da verba de desempenho parlamentar do estão deputado federal Macedo. “Vamos levar água de uma estação do SAAE que existe nas proximidades do Jaguaribe para atender também ao povo do distrito de Alencar com água de qualidade. É uma forma de ajudar milhares de famílias que passam dificuldades com essa crise hídrica”, afirmou o prefeito.
A próxima etapa será a assinatura da ordem de serviço. O município ainda deve elaborar agenda para o momento que promete ser a última fase para o início das obras.
Obras inacabadas
A ida ao Distrito Federal fez com que a comitiva do prefeito protocolasse a retomada de obras inacabadas de infraestrutura educacional. O município tinha até dia 30 de setembro deste ano para encaminhar os pedidos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a repactuação de termos de compromisso com vistas à conclusão dessas construções. A cidade possui creches e quadras esportivas com obras não conclusas.
O político assegurou que houve avanços para acelerar a liberação de recursos para reformas do Mercado Central, Mercado do Peixe, Abrigo Metálico e Beco da Galeria. Essas ainda em um passo atrás se comparadas ao trâmite burocrático até a AIO.
A comitiva ainda esteve ainda na sede do DNIT, órgão que tem como missão implementar a política de infraestrutura de transportes terrestres e aquaviários. “Lá, pude tratar sobre a Transnordestina e acompanhei a situação de alguns prédios cedidos pelo órgão ao município. Além disso, pude apresentar o nosso projeto para o Natal, buscando convênios para transformar tudo o que está sendo planejado em realidade”, finalizou.
Ednaldo ainda se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e com o deputado federal Domingos Neto, estratégias políticas da sigla no âmbito nacional, estadual e municipal, pautaram o encontro.
0 comentários