Cemitérios estão preparados para receber visitantes no feriado de Finados

30/10/2021

Com a aproximação do Dia de Finados, cemitérios estão sendo preparados para receber visitantes. Em Iguatu, os trabalhos de limpeza e manutenção nos dois principais cemitérios estão bem adiantados. Nesse período muitas pessoas mantêm a tradição de zelar pelos jazigos dos entes queridos para receber os visitantes.

A dona de casa Roseângela Alves perdeu os pais há pouco tempo. A mãe dela morreu de câncer em 2019, e o pai no ano passado. Sempre que pode vai ao cemitério Parque da Saudade, onde estão sepultados, visitar e zelar o jazigo da família. “Dói muito perder quem a gente ama. Temos que vir fazer a nossa parte. Cuidar é um momento de recordação por quem não está mais entre a gente”, disse.

Momento de saudades também para aposentada Nilce Bernardo. Ela passou a vir ao cemitério com mais frequência desde que o filho dela morreu, há 4 anos, de infarto fulminante. “É uma dor que nunca passa, toda vida é recente. A gente suporta porque Deus tira e Deus dá, mas dói muito”, afirmou a senhora que aproveita a momento para rezar o terço.

Maria Augusta

Um dos túmulos mais visitados é o de Maria Augusta, no cemitério antigo, o Senhora Sant’Ana. A jovem foi morta pelo próprio pai que tentou abusá-la, quando ela tinha 12 anos de idade, em junho de 1963. É comum encontrar na sepultura dela pessoas rezando, colocando flores e brinquedos, muitos brinquedos. Maria Augusta tem sua história de martírio contatada em livro, é considerada uma santa popular em Iguatu. “Ela é milagrosa. Tenho fé nela. É uma história muito triste o que aconteceu com ela. É uma menina santa. A prova taí: o tanto de promessas pela devoção a ela”, ponderou a dona de casa Zilaide Santos.

25 mil visitantes

De acordo com a administração dos dois cemitérios, a movimentação maior de pessoas deve começar logo nas primeiras horas da terça-feira, 02. “Por volta das 4h da manhã já tem gente por aqui. Enquanto esse dia não chega continuamos mantendo nossos serviços de limpeza, pintura e manutenção, para que tudo esteja pronto para receber os visitantes”, contou Alan Chaves, auxiliar administrativo.

Em média, cerca de 25 mil pessoas costumam passar pelos dois cemitérios no dia de finados. Mas, por conta da pandemia, a presença dos visitantes deve ser bem maior que ano passado. “É importante antes de tudo lembrar que a pandemia não acabou. Estamos seguindo todas as normas sanitárias necessárias. Estaremos com álcool em gel à disposição, é obrigatório o uso de máscara e evitar aglomerações”, disse.

De acordo com a programação para o dia de Finados, haverá missas nas capelas dos dois cemitérios, além das paróquias e capelas, cada uma seguindo seus horários de costume. Confira toda programação no perfil da Diocese de Iguatu, no Facebook.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *