Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O Governo do Ceará universaliza o atendimento ofertado à educação infantil com o anúncio da construção de mais 74 Centros de Educação Infantil (CEI) no interior do Estado e seis na Capital. Assim, o público infantil passa a contar com 254 CEIs até o fim de 2022. A ideia é que todos os municípios tenham pelo menos um CEI até dezembro do próximo ano. “Isso significa cerca de 50 mil vagas para a educação infantil no Ceará. Acreditamos que é através da educação que vamos construir um Ceará melhor e um país melhor de se viver”, disse o governador Camilo Santana.
O Centro de Educação Infantil tem estrutura adequada para o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças, de zero a cinco anos de idade. O projeto é igual para todos e conta com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. “Sonhamos que essas crianças possam avançar e serem bem sucedidas com seu potencial socioemocional bem desenvolvido”, reforçou a primeira-dama Onélia Santana, que é a idealizadora do Programa Mais Infância.
A construção dos CEIs é feita na parceria entre o Estado e os municípios. Em funcionamento, a gestão fica a cargo das respectivas prefeituras. “É uma política de estado que passa por todas as secretarias e tem um regime de colaboração com os municípios. Essa é uma política forte de quem prioriza a educação e olha para cada município. A gente precisa avançar cada vez mais, com as crianças nas escolas e aprendendo na idade certa”, afirmou a titular da Secretaria da Educação do Ceará.
“O Ceará não nos surpreende mais, ele empreende. Educação se faz com o olhar, e o olhar é preciso uma escola bonita, um Centro de Educação Infantil que encante”, destacou Luiza Aurélia, que é a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará.
0 comentários