Os perigos da exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais

13/11/2021

Por Geandra Campos (Estudante)

Conforme a Constituição Federal de 1998, todos têm direito à liberdade em meio a uma sociedade segura. No entanto, nem sempre esse direito é assegurado, haja vista que o perigo da exposição da criança e do adolescente nas redes sociais é um problema pertinente na sociedade. Nessa lógica, é válido destacar a superexposição dos jovens pelos responsáveis e a falta de controle parental como fatores que impulsionam não só a permanência do entrave, mas também o desrespeito aos princípios constitucionais.

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que com a criação das mídias sociais as pessoas adquiriram o hábito de expor suas rotinas e, por muitas vezes, alguns expõem excessivamente as crianças e adolescentes. É comum ver os pais ou familiares compartilhando vídeos que “adultizam” a criança, como vídeos de crianças abordando temas como festas, ou danças inapropriadas para sua idade. Tal fato é um perigo para os jovens, pois sexualizar a criança aumenta o risco de abuso infantil e importunação sexual.

Em segundo lugar, vale ressaltar que várias crianças e adolescentes têm contas próprias nas redes sociais, as quais não são fiscalizadas pelos responsáveis. Dessa forma, os jovens navegam desprevenidos pela internet, tornando-se alvos fáceis para abusadores. Sendo assim, a falta de controle parental deixa as crianças e adolescentes vulneráveis a crimes como a pedofilia, sequestros, ou a prática do “sexting”, que são conversas sexuais por meio de mensagens.

Portanto, é imprescindível reverter o quadro atual. Nesse sentido, o Poder Judiciário, por meio do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, precisa acompanhar, aconselhar e alertar as famílias sobre os perigos do referido problema. Isso deve ser executado por meio de palestras e reuniões escolares, com temas que alertem sobre os perigos da exposição das crianças e jovens nas mídias sociais, de forma a conscientizar os familiares e responsáveis dos infantojuvenis. Somente assim, o entrave será combatido e, felizmente, afastado da nossa sociedade.

(Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte)

MAIS Notícias
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?

Pois bem! Vamos terminar a história que começamos na nossa coluna passada, há 15 dias. Uma semana depois, Evaldo Gouveia foi à gravadora Odeon e disse ao diretor que eles iriam ter, se quisessem, o maior cantor do Brasil. “Traga-o aqui, Evaldo”, respondeu o Milton...

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *